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6 Tendências de Marketing e Tecnologia Para 2021

Escrito por Meon

13 MAI 2021 - 16H57 (Atualizada em 13 MAI 2021 - 17H03)

Sabemos que, a cada ano que passa, novas tecnologias surgem. Algumas duram um longo período de tempo e outras desaparecem rapidamente. Entre as tecnologias que permanecem, você certamente encontrará algum diferencial, que pode estar ligado diretamente à tecnologia ou mesmo ao universo em que esta tecnologia atua. O ano de 2020 foi singular para a grande maioria das pessoas, mas os profissionais de marketing tiveram que se desdobrar ainda mais para atingir e conscientizar o público de maneiras diferentes (e até mesmo inéditas!) Assim, algumas das tendências de marketing e tecnologias despontaram como fortes candidatas a protagonistas no ano de 2021, e vamos apresentar 6 destas tendências a seguir.

WhatsApp: Há alguns anos o WhatsApp caminha para ser a principal ferramenta de comunicação pessoa e profissional do Brasil. Amplamente utilizado para a comunicação pessoal, o mensageiro passou a ser utilizado em grande escala para a aquisição de produtos e serviços. Em função da pandemia da Covid-19, grandes empresas aderiram ao WhatsApp para a realização de vendas, como a Via Varejo, dona do PontoFrio e das Casas Bahia, que teve mais de 20% das vendas passando pelo WhatsApp. Aliado a isso, com o WhatsApp Business, as empresas podem oferecer uma série de opções para os clientes, de uma forma prática e totalmente gratuita. Portanto, a utilização de profissionais e ferramentas para a realização de vendas através do WhatsApp é uma forte tendência para o ano de 2021!

Eventos virtuais: Também por conta da pandemia que estamos enfrentando, a necessidade de isolamento social é grande e devemos manter o maior distanciamento possível das pessoas. No entanto, é fundamental mantermos o contato com pessoas e grupos. Uma alternativa muito interessante que despontou no ano de 2019 são os eventos virtuais, que se espalharam pelo país e agradaram a população e as empresas. Com isso, eventos virtuais de apresentação e lançamentos de equipamentos, ações virtuais e até mesmo reuniões religiosas de forma digital são uma grande aposta para o ano de 2021.

Instagram: Com pouco mais de 10 anos de existência, o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que o classifica como a quinta rede social mais popular do mundo. Aproveitando a sua popularidade e constante modernização, a rede social está se tornando um excelente canal de vendas, através da Loja do Instagram, anúncios e stories patrocinados, que possuem um direcionamento melhor a cada dia, e também através das suas próprias páginas, em que as empresas possuem profissionais qualificados para trabalhar a interação com os seguidores, atrair novos seguidores e aumentar o engajamento das suas páginas. O perfil da Nike no Instagram, que conta com mais de 142 milhões de seguidores, é um dos mais seguidos desde o início do Instagram. A página conta com postagens motivacionais que possuem como objetivo incentivar e inspirar os atletas a darem o melhor de si e acreditarem no seu potencial. As publicações possuem formatos e durações diferentes, mas trabalham ao mesmo tempo a motivação dos usuários e a divulgação da marca. Esses fatores contribuem para um fortalecimento ainda maior das marcas e também do próprio Instagram, fazendo com que a rede social seja colocada como uma das tendências mais fortes para o ano de 2021.

Marketing de influência: Outra tendência muito forte para o ano de 2021 e para os próximos anos é o marketing de influência. Atualmente, as pessoas têm levado em consideração não só a qualidade e tradição das empresas, mas também a opinião de famosos e especialistas em um determinado assunto. Desta forma, cada vez mais as marcas e empresas procuram parcerias com influenciadores digitais, com a finalidade de vender mais produtos e também reforçarem ainda mais a sua marca. A joalheria dinamarquesa Pandora, por exemplo, ao longo do ano passado, contratou 22 influenciadoras digitais, que se tornaram embaixadoras da marca, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de ficar em casa nos momentos de quarentena, sem deixar a popularidade da marca de lado. Para isso, as influenciadoras mostravam atividades ligadas às joias e que poderiam ser feitas durante a quarentena. No final de cada publicação, as embaixadoras faziam também alguma menção ao e-commerce da Pandora, como descontos ou brindes exclusivos.

O sucesso do marketing digital é tão grande que já existem grandes plataformas que possuem como função conectar empresas e influenciadores, para a realização de parcerias como as mostradas anteriormente. A 99 Influencers, por exemplo, é uma plataforma em que os influenciadores podem se cadastrar gratuitamente e as empresas podem encontrá-los com maior facilidade. Portanto, estas plataformas se tornam importantes aliadas da expansão do marketing digital!

Lives: Em meio às difíceis condições impostas pela pandemia no último ano, os artistas que dependiam do público para seus eventos passaram por dificuldades, uma vez que os eventos deste tipo não acontecem há um tempo. A saída encontrada para o problema foi a realização de transmissões ao vivo nas grandes redes sociais, como o YouTube. O sucesso destes eventos foi tão grande quem já existem diversas lives programadas para o ano de 2021, e a tendência é que estes eventos se tornem ainda mais frequentes. Para se ter uma noção das dimensões destes eventos, a live da cantora sertaneja Marília Mendonça em 8 de abril de 2020 atraiu mais de 3,3 milhões de visualizações simultâneas, conseguindo também a atenção de grandes marcas que desejam divulgar para todo este público.

QR codes: Os QR codes vem sendo utilizados há alguns anos, mas ganharam muita força ao longo do ano de 2020. Uma vez que os celulares estão cada vez melhores, com mais funções e maiores velocidades de processamento, os QR codes se espalharam nas televisões, outdoors, eventos e até mesmo para a realização de pagamentos e doações. Cada vez mais práticos, os QR codes podem te levar para sites específicos, apresentar as características de um produto, como você encontra em diversas lojas de todo o país e, após o lançamento do Pix no Brasil, você pode utilizar estes códigos para receber e realizar pagamentos com o seu celular. Algumas fintechs, como o PicPay e Mercado Pago também utilizam os QR codes para a realização de pagamentos na grande maioria das maquininhas de cartão de crédito e débito do país. Para 2021, acredita-se que estes recursos serão ainda mais utilizados, devido a praticidade e segurança desta forma de pagamento.

Como você já deve imaginar, não é possível cravar o sucesso de uma tendência, uma vez que tudo muda numa velocidade absurda. Apesar disso, as 6 tendências mostradas acima se mostram extremamente promissoras para o ano de 2021, visto que apresentaram crescimentos significativos ao longo do ano de 2020, e se consolidaram de vez nas estratégias tecnológicas e de marketing. Portanto, se você está procurando por ideias e tendências para a sua empresa (ou para a sua vida pessoal), as alternativas apresentadas acima são opções interessantíssimas para se apostar!

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