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Cases de sucesso e de prejuízo: entenda e conheça melhor a indústria dos games.

Escrito por Meon

23 FEV 2021 - 09H51 (Atualizada em 23 FEV 2021 - 17H29)

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Cases de sucesso e de prejuízo: entenda e conheça melhor a indústria dos games.

A indústria dos games atualmente movimenta milhões de dólares através de jogos, serviços, consoles e acessórios, e certamente é, dentro do universo do entretenimento a categoria mais rentável.

Se quiser conhecer mais desse mundo é importante saber que existiram milhares de momentos históricos de puro sucesso que incentivaram este ramo positivamente mas também é importante se atentar aos cases de fracasso, que também ficaram para a história.

Para entender melhor se existe ou não uma fórmula capaz de concretizar os momentos de sucesso dentro do mundo do entretenimento, a equipe de conteúdo da Betway, site de bets em eSports, conversou com desenvolvedor de jogos e co-fundador da Unbelievable Gameworks, Matheus Martin que mostrou além do que acredita poder influenciar nas vendas mas também seu ponto de vista sobre o mercado de games no Brasil.

Venha conhecer um pouco mais sobre esse mundo dos games:

Cases de sucesso:

1. Stardew Valle

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O jogo que já faturou mais de 50 milhões de dólares foi inicialmente produzido por uma só pessoa que cuidou de tudo: desde sua programação até sua trilha sonora.

Ele simula uma fazenda com os elementos de RPG e está disponível em quase todas as plataformas como por exemplo consoles de mesa, PCs e dispositivos móveis.

Já foram vendidas mais de 10 milhões de cópias e este game se configura como um verdadeiro sucesso.

2. Minecraft

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O frenético jogo que já faturou mais de 176 milhões de dólares desde sua criação foi vendido à gigante Microsoft por nada mais nada menos que 2.5 bilhões de dólares. O gênio por trás desta criação é um sueco chamado Markus Persson, também conhecido como como Notch que desde sempre encontrou sua paixão na programação de jogos.

O jogo por ser extremamente criativo e interativo atraiu diversos compradores e a Mojang, desenvolvedora do jogo chegou a vender em um só dia cerca de 1 milhão de cópias.

3. Tetris

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O jogo que surgiu da Russica em junho de 1984 e foi desenvolvido pelo russo Alexey Pajitnov, que, em plena Guerra Fria, inspirou-se em um jogo de tabuleiro de origem grega chamado Pentominoes. já foi adaptado para mais de 30 plataformas diferentes, traduzido para mais de 50 idiomas e possui diversas versões licenciadas do jogo, conseguiu se manter atual, vivo, divertido e interativo e já faturou mais de 50 milhões de dólares em todo o mundo.

4. Hollow Knight

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Tendo belíssimas artes em 2D, com cenários ricos de efeitos, o título independente já vendeu mais de 2.8 milhões de unidades e faturou mais de US$25 milhões somente em cópias para o computador.

O game foi inspirado em clássicos como Metroid e Castlevania e traz a história de um pequeno inset cavaleiro que vivencia uma grande e complexa aventura. A história é contada de forma não direta e as informações são apenas encontradas ao longo do game.

5. Among Us

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Depois de dois anos de seu lançamento (2018) Among Us se tornou uma verdadeira febre e alcançou mais de 85 milhões de cópias vendidas no Switch e no PC. E, mesmo sendo gratuita para dispositivos móveis, , faturou mais de US$ 39 milhões.

Agora, nem todos os jogos tiveram a capacidade milionária ou as vezes até bilionária de vendas. É o caso desses próximos 4 jogos que mostraremos para vocês:

1. Duke Nukem Forever

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O jogo desenvolvido pela 3D Realms e publicado pela 2K Games deixou muito a desejar em diversos sentidos: gráficos datados que mais parecem pertencer à geração passada de consoles e mecânicas bastante problemáticas que tornaram inviável o sucesso do jogo.

Infelizmente o jogo se tornou um fracasso por permanecer no passo e manchou o nome da franquia ao pensarmos que ela nos deixou um gigante legado nos anos 90.

2. E.T. the Extra-Terrestrial

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O jogo que leva talvez o peso de ser um dos piores games da história foi resultado de um trabalho mal feito que pouco tem a ver o material de origem e certamente não faz jus ao nome que recebeu.

Ele foi lançado em 1979 e foi considerado em um primeiro momento inovador visto que foi o primeiro jogo a permitir o uso de cartuchos. Ao todo, foram vendidos apenas 1.5 milhões de cópias e é considerado um dos motivos do crash da Atari e da industria dos games de 1983.

3. Shenmue III

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Em 1999 a franquia Shenmue lançou seu primeiro game. Cheio de novas mecânicas, mundos abertos, explorações em mundos bem estruturados e missões auxiliares. O Shenmue II apenas veio para solidificar todas as maravilhas postas pelo I.

O motivo para o fracasso é claro: falta de inovação. Ela quis “manter as raízes” e lançou, 18 anos depois, o Shnmue III e as vendas fracas não chegaram nem a pagar o custo de 70 milhões do game.

4. Cyberpunk 2077

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O jogo não foi um total fracasso, porém ficou bem abaixo da expectativa dos produtores. Isso porque o jogo apresentou diversos traves e entraves que fizeram com que os gamers pedissem reembolso da compra. Fator esse que levou o jogo ao absurdo: ser retirado das lojas de PlayStation e Xbox.

E você, acredita que existe uma fórmula mágica para o sucesso dos games?

Mesmo sendo difícil de imaginar existem algumas receitas de bolos que têm mais chances de dar certo que outras mas sem dúvidas elas precisam ser inovadoras e possuírem seu charme e público.

Vinícius Munhoz, jornalista e especialista em games, comentou em entrevista que: Já vimos a ascensão e a queda de grandes jogos que criaram verdadeiras ‘tempestades’ no mercado, como Candy Crush, Farmvillee outros que apostaram em uma ‘mecânica de vício’, trazendo uma fórmula acessível às plataformas, estimulando o usuário a não parar de jogar.

Por isso, temos que tomar cuidado: da mesma forma que o sucesso vem, eles podem ir embora. Os jogos de que vimos em nossa lista não foram feitos com ideias mirabolantes e difíceis, mas sim com boas mecânicas, como é o caso de Among Us.

Por isso, como diz Munhoz, o jogo vai além da dinâmica e da jogabilidade. É importante sempre ter um alicerce hiper consolidado e grande investimento em marketing.

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