Escolher um bom perfume pode ser uma tarefa desafiadora. São tantas opções disponíveis no mercado, além de outras nuances que interferem, como o clima e a estação do ano, que por muitas vezes parece difícil acertar o perfume ideal.
Você provavelmente já sabe que um perfume possui uma mistura de fragrâncias que têm estilos e aplicações distintos, dependendo da combinação realizada. Embora não seja necessário se tornar um perfumista, compreender essas características pode ajudá-lo a fazer escolhas mais assertivas na hora de escolher um perfume.
De forma simples, um perfume é composto por notas de cabeça, coração e base. Existem também outros fatores para considerar, como a projeção, fixação e as características olfativas do perfume. Veja o que cada uma dessas caraterísticas representa:
- Notas de cabeça: As notas de cabeça são as primeiras fragrâncias que você pode perceber ao borrifar o perfume. Geralmente elas duram pouco tempo e são mais leves, como notas florais e cítricas.
- Notas de coração: Essas fragrâncias vêm logo após as notas de cabeça e possuem uma duração um pouco maior. Costumam ser mais intensas, como especiarias, por exemplo.
- Notas de base: Por fim, temos as notas de base. Elas costumam ser complexas, pesadas e mais profundas, como madeiras, por exemplo.
- Projeção: Projeção é a capacidade que o perfume tem de se espalhar pelo ambiente. Sabe quando alguém passa por você e aquela fragrância suave vem se arrastando junto? Isso é uma projeção.
- Fixação: Fixação é a capacidade que o perfume tem de permanecer na pele. Diferente da projeção, que é quando a fragrância é projetada pelo ambiente, a fixação é quando você consegue sentir o cheiro do perfume na pele. Também em comparação com a projeção, a fixação tende a durar muito mais tempo do que a projeção de um perfume.
- Características olfativas: Por fim, os perfumes são classificados de acordo com suas características olfativas, que são, de certa forma, o resultado da combinação de fragrâncias escolhidas. Alguns exemplos de grupos olfativos são o floral, o amadeirado e o cítrico, mas existem muitos outros.
Como escolher o melhor perfume para o outono e inverno?
Sabendo das variáveis mencionadas acima, ficará muito mais fácil escolher! O período entre o início do outono e o final do inverno é caracterizado por temperaturas mais amenas. Nesta época do ano, as pessoas tendem a prezar pelo conforto e aconchego.
Por isso, as melhores fragrâncias para o outono são os perfumes com notas mais quentes e que trazem maior sensação de aconchego, esses perfumes costumam ser os amadeirados, os orientais, os chipres e os adocicados. As temperaturas mais amenas permitem o uso de perfumes mais intensos e com aromas mais pesados e complexos.
Vale reforçar que a escolha de um perfume é muito pessoal, por isso, é indicado experimentar, sentir os aromas e testar na pele antes de decidir qual é o perfume ideal para você neste outono/inverno.
Fifa confirma sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil
Quatro cidades ficaram de fora da disputa
Dólar sobe para R$ 5,74 após declarações do FED
Ibovespa fecha com leve queda
EUA querem que PCC e CV sejam considerados grupos terroristas
Americanos pedem punições mais duras e mais cooperação contra facções do Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.