Brasil & Mundo

Os 6 maiores jogos da história do São Paulo

Partidas marcantes que representam grandes títulos da era recente do clube, pós anos 90

Escrito por Meon

25 OUT 2022 - 15H40

S. Hermann / F. Richter / Pixabay

Os 6 maiores jogos da história do São Paulo são bem conhecidos pela grande maioria dos torcedores, afinal, esses representam grandes títulos da era recente do clube, pós anos 90. Portanto, caso queira saber quais são os 6 maiores jogos da história do São Paulo, acompanhe-nos até o final da matéria. Vamos lá, leia com a gente!

E para mais notícias do tricolor, confira também o Blog do São Paulo futebol clube – spfc, feito pelo publicitário e jornalista Daniel Perrone.

“Final” do Brasileirão de 2008

A primeira parte que podemos citar das 6 mais importantes da história do clube, com certeza é o último jogo do Campeonato Brasileiro de 2008, o Brasileirão. Aparentemente um jogo simples com apenas 1 a 0, na realidade foi um grande marco na instituição São Paulo Futebol Clube.

A 38ª rodada do campeonato brasileiro, contra o Goiás, coroava aquela que era uma geração que ficaria marcada por toda a história do clube, por sair de tricampeão brasileiro ainda no início de 2006, para hexacampeão brasileiro no final de 2008, sendo o maior detentor de títulos do torneio até aquele ano.

Como mencionado, um jogo para coroar, mas também uma temporada magnífica de recuperação, já que o São Paulo chegou a estar a 11 pontos atrás do líder Grêmio, tendo assim apenas 1% de chance de ser campeão brasileiro. Na temporada, fizeram jogos incríveis, como contra o Flamengo (4 a 2), Atlético-MG (5 a 1) e Vasco (4 a 0), além da incrível vitória na Portuguesa pela 34ª rodada.

O gol veio dos pés de Borges, depois de falta cobrada por Ceni, rebatida por Harlei, um chute de Hugo desviado por Borges, que faria 1 a 0 garantindo o título ao tricolor. O clube ainda ficaria na terceira posição do Campeonato Brasileiro do ano seguinte, apenas 2 pontos atrás do líder Flamengo.

E por falar em líder, não fique para trás e aprenda como criar sites hoje mesmo!

Final da Libertadores de 92

Quais são os 6 maiores jogos da história do São Paulo? Começamos então a série Libertadores, já que junto ao Santos e Grêmio, o São Paulo é o clube que mais tem Libertadores na conta. Por isso, as finais do torneio são realmente especiais para os torcedores, que lembram muito bem do esquadrão imortal da década de 90.

Comandados por Raí, ganharam absolutamente tudo o que jogaram naquele início de anos 90: antes mesmo da Copa de 94 já haviam ganhado 2 libertadores, 2 mundiais e 1 paulista.

A final foi pegada e muito equilibrada, disputada entre dois jogos contra o Newell’s Old Boys, da Argentina. O primeiro jogo foi na casa dos hermanos, com nosso adversário vencendo pelo placar de 1 a 0. No jogo da volta, no Morumbi, Raí fez um gol de pênalti e empatou no agregado.

Felizmente, na disputa de pênaltis o São Paulo viria a ganhar por 3-2, após o último batedor do clube argentino, Gamboa, perder sua chance de converter e empatar. Assim, o São Paulo arrumava as malas e estava pronto para o mundial no final do ano.

Final do Mundial de 92

Chegamos então no primeiro Mundial da história do clube, o que com certeza deve estar entre os 6 maiores jogos da história do São Paulo. Estamos falando da primeira conquista a nível internacional geral, ou seja, a final do Mundial de Clubes, jogada contra o melhor time da Europa na época, o Barcelona.

Na época chamada como Copa Europeia/Sul Americana, ou somente Copa Toyota, o clube brasileiro viria a vencer o clube catalão, com dois gols de Raí, tornando-o então o ídolo do clube que conhecemos hoje. Final de jogo, São Paulo 2, Barcelona 1, com o clube paulista sendo campeão mundial pela 1x em sua história.

Final da Libertadores de 93

Mas ainda tinha o ano seguinte, que consagraria ainda mais aquela geração. Logo no decorrer da temporada seguinte, o São Paulo seria novamente campeão da Libertadores, com seu bicampeonato Sul-Americano, estando novamente classificado para a Copa Toyota que viria a acontecer no final do ano.

Novamente em 2 partidas, o clube paulista aplicou uma goleada de 5-1 no jogo de ida, no Morumbi, com gols de López, Vitor, Gilmar, Raí e Muller. No jogo da volta, perderia por 2 a 0 para o Universidad Católica, dentro do Estádio Nacional de Chile, mas campeão com um agregado favorável de 5-3.

Final do Mundial de 93

O Mundial de 93 acabou sendo apenas uma consequência do que representava a maior geração de jogadores do clube paulista. A final contra o vice-campeão da Champions Milan (o campeão, Olympique de Marseille, havia sido punido pela UEFA e a vaga sobrou para o clube italiano), terminou em 3 a 2 para o SPFC, com gols de Palhinha, Toninho Cerezo e Müller, a joia do tricolor (e não deixe de conferir o curso desenho de joia).

Final do Mundial de 2005

Por fim, temos o último grande título de expressão da história do clube, o Mundial de 2005. Ainda viria o tricampeonato brasileiro nos anos seguintes, quase um tetra e a Sul-Americana de 2012, mas nada se compara a uma final de Mundial. Aqui, já estamos falando do Mundial nos moldes da FIFA, ainda mais complicado.

São Paulo se consagrou campeão em cima do Liverpool de Gerrard, este mesmo que protagonizou um lance imortalizado na carreira de Ceni, com uma defesa antológica da falta batida pelo inglês. Com um gol de Mineiro e direito ao título de melhor jogador da competição dado ao Ceni, o SPFC era tricampeão mundial. Até a próxima!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil & Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.