A história e o turismo do Vale do Paraíba ganham um novo capítulo com o lançamento oficial do Caminho do Ouro Paulista, nesta sexta-feira, dia 12 de setembro, às 10h, no Espaço Agrotech, dentro da Agrotech Expo, no Parque da Cidade em São José dos Campos.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O evento marca a sanção da lei estadual que reconhece o Caminho do Ouro como de relevante interesse cultural para o Estado de São Paulo, fruto de projeto da deputada estadual Leticia Aguiar, com apoio institucional do vereador Anderson Senna.
O lançamento será marcado por homenagens, entrega de certificados aos municípios participantes e reconhecimento à professora e paleógrafa Lia Mariotto, pesquisadora responsável pela comprovação documental da existência da trilha histórica entre Taubaté e Paraty, que antecede a conhecida Estrada Real.
A cerimônia reunirá prefeitos, secretários de turismo e presidentes dos COMTURs das cidades que compõem o trajeto oficializado: Taubaté, Lagoinha, Cunha, Tremembé, Pindamonhangaba e São Luiz do Paraitinga. Também estarão presentes representantes de cidades que integram a Rota dos Tropeiros, como Caçapava e Monteiro Lobato.
Além da apresentação da Lei pela deputada Leticia Aguiar e pelo vereador Senna, será exibido um vídeo especial de apresentação do Caminho do Ouro Paulista. O objetivo do evento é dar início oficial às ações de fomento ao turismo regional, com foco no desenvolvimento da economia criativa, geração de emprego e valorização da identidade cultural do Vale do Paraíba.
“Essa rota é um tesouro histórico que representa tanto o nosso passado quanto o nosso futuro. A lei abre portas para investimentos, roteiros turísticos e integração entre os municípios”, afirma a deputada Leticia Aguiar.
O vereador Senna, que articulou a realização do evento na cidade, também celebrou a conquista:
“É uma honra receber esse lançamento em São José dos Campos. O turismo cultural é um caminho real de desenvolvimento para a RMVale”.
Programa de Escolas cívico-militares continuam suspenso em SP
TCE-SP rejeitou pedido de reconsideração de suspensão
Código de Defesa do Consumidor completa 35 anos
Em São José, o Procon foi municipalizado em 2017
Litoral Norte tem 20 praias impróprias para banho
Ilhabela lidera com 7; veja lista
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.