Entre janeiro e julho de 2025, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba e Litoral Norte, registrou 923 ocorrências de furto de energia elétrica. As ações da empresa conseguiram recuperar energia suficiente para abastecer o município de Canas, com cerca de 5 mil habitantes, durante um mês.
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O resultado é fruto do uso de novas tecnologias e da atuação estratégica das equipes especializadas da EDP. O combate à prática ilegal visa proteger a vida da população, garantir a qualidade do fornecimento e reduzir prejuízos financeiros que acabam impactando todos os consumidores.
Riscos e prejuízos sociais
Segundo a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia (Abradee), ligações clandestinas estão entre as principais causas de mortes relacionadas à eletricidade no país. Além do risco de acidentes fatais, o furto de energia provoca sobrecarga na rede elétrica, podendo causar oscilações no fornecimento, danos a equipamentos e queda na qualidade da energia.
Contrariando a ideia de que apenas a concessionária sofre prejuízos, a prática afeta todos os consumidores. Conforme normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o custo da energia desviada é repassado proporcionalmente a todos os usuários da rede.
Estratégias para coibir irregularidades
A EDP utiliza inteligência artificial e outras tecnologias para tornar suas operações mais eficientes. Entre as medidas adotadas está a instalação de blindagem mecânica em medidores de grandes consumidores e ações em parceria com a Polícia Civil e o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC).
No primeiro semestre de 2025, foram realizadas 62 operações policiais em toda a área de concessão da empresa, envolvendo indústrias, supermercados, academias, padarias e outros estabelecimentos. Para garantir eficiência, as inspeções em campo são feitas por equipes treinadas e equipadas para identificar fraudes ou manipulações em medidores de energia.
Crime e denúncia
O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal, sujeito a multa e pena de reclusão de um a quatro anos. Além disso, o proprietário do estabelecimento deve pagar toda a energia não faturada durante o período da irregularidade, conforme a Resolução da Aneel, incluindo custos administrativos.
A EDP reforça a importância da colaboração da população, disponibilizando canais de denúncia pelo site http://www.edponline.com.br, aplicativo EDP Online, agências presenciais e central de atendimento 24 horas pelo 0800 721 0123. O sigilo é garantido e as denúncias são atendidas com urgência.
Essa atuação conjunta busca reduzir o furto de energia, proteger vidas e assegurar que todos os consumidores recebam energia de forma segura e confiável.
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