Esporte

Corinthians tem queda de público após acesso por reconhecimento facial

Nova tecnologia foi implantada na Neo Química Arena

Escrito por Meon

24 JUL 2025 - 18H30

Reprodução

Durante a pausa para a Copa do Mundo de Clubes, o Corinthians adotou o reconhecimento facial na Neo Química Arena. O time foi o último da Série A a implementar o recurso nas catracas do estádio.

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O sistema foi usado nos jogos contra Bragantino e Cruzeiro, os dois com menor público do ano.

Foram 33.847 pagantes contra o Bragantino e 31.232 no empate sem gols com o Cruzeiro. Apesar da queda de público, o clube ganhou 15 mil novos sócios-torcedores no período.

O clássico contra o Palmeiras, no dia 30, deve marcar nova alta na presença de torcedores.

O reconhecimento facial é exigido pela Lei Geral do Esporte desde 2023. A legislação deu prazo de dois anos para a adequação em arenas com mais de 20 mil lugares.

Fábio Wolff, da Wolff Sports, diz que o sistema melhora a segurança e combate o cambismo. “A tecnologia gera acessos mais rápidos e permite entender hábitos dos torcedores.”

Times aprovam

O Santos já usa o sistema em todos os setores da Vila Belmiro desde o fim de 2024. O clube afirma que a mudança reduziu fraudes e deu mais conforto aos torcedores. “Já notamos uma melhora significativa neste aspecto em 2025”, diz Marcelo Teixeira.

Os clubes gaúchos também iniciaram a adoção da tecnologia neste ano. “É uma forma eficaz de controle de segurança”, afirma Victor Grunberg, do Internacional.

Fábio Pizzamiglio, do Juventude, cita a parceria com a Imply para modernizar o estádio. A Imply atua com reconhecimento facial em diversas arenas do país. A empresa já participou de mais de 1.800 eventos esportivos e culturais.

Palmeiras, Vasco, Flamengo, Botafogo e outros grandes clubes já usam o sistema.

O Sport também finalizou a adoção do sistema na Ilha do Retiro. “O cambismo diminuiu, pois os ingressos são ligados ao rosto do comprador”, diz Yuri Romão.

O Fortaleza confirmou que segue a exigência legal com a nova tecnologia.

Fonte: CNN Brasil

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