A equipe de Paratletismo do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, já conhece o calendário oficial de competições para a temporada 2025. Os compromissos começam em março, com o Circuito Paulista e se estendem até o início do mês de dezembro, com o Campeonato Brasileiro de Paratletismo, totalizando 10 competições.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
A temporada começa em 22 de março, com a disputa da 1ª Etapa do Circuito Paulista de Paratletismo, competição regional que tradicionalmente abre o calendário. Esta competição terá uma segunda etapa, que será realizada em setembro.
Em abril, de 24 a 26, os principais paratletas taubateanos já disputam a primeira competição internacional do ano, que será o Open Grand Prix de São Paulo. “Esta é uma competição de enorme importância, pois conta com atletas estrangeiros que estarão em busca dos índices para o Mundial deste ano.”, explica Diego Cascardo, técnico da equipe de Paratletismo de Taubaté.
A temporada segue com o Circuito Nacional Loterias Caixa de Paratletismo, importante competição promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, e que reúne a elite da modalidade. A primeira etapa será disputada em maio, e a segunda em agosto. “O Circuito Nacional é onde também mostramos muito do potencial do time de Taubaté, pois somente disputam essa competição atletas que obtém um índice pré-estabelecido pelo CPB. Portanto, é um campeonato de elite e muito disputado.”, comentou Cascardo.
Também no mês de agosto acontece o Meeting Paralímpico de São Paulo. Esta competição tem grande importância principalmente para atletas mais jovens e que estão em busca do índice para entrar nas disputas do Circuito Nacional, bem como garantir vaga para o Campeonato Brasileiro.
De 26 de setembro a 05 e outubro acontece a principal competição do ano, o Campeonato Mundial de Paratletismo. Pela primeira vez na história a competição acontecerá na Índia, na cidade de Nova Deli.
A expectativa é que ao longo do ano a equipe de Taubaté consiga ter qualificados para mais este Mundial pelo menos dois atletas, com chances reais de ter três representantes. “Os lançadores André Rocha e Alessandro da Silva chegam para a temporada com ótimas condições de conseguirem vaga neste Mundial. A nossa expectativa é que ambos garantam esse índice já nas primeiras competições do ano. Outro atleta da equipe que briga com chances reais de beliscar uma vaga é Michel Gustavo, do Salto em Distância da classe T47.”, disse Diego Cascardo.
Em classificando um ou mais atletas para o Mundial de Nova Deli, esta será a quinta edição seguida de Campeonato Mundial de Paratletismo que a cidade de Taubaté terá representantes na Seleção Brasileira.
O calendário contará ainda com as Paralimpíadas Universitárias, maior competição paralímpica para estudantes universitários do Brasil, que acontecerá em outubro. E a temporada se encerra na primeira semana de dezembro, com a disputa do já tradicional e sempre muito disputado Campeonato Brasileiro de Paratletismo.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
A competição, promovida pelo CPB, terá mais uma vez como sede a pista do centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Em 2024, a equipe de Taubaté conquistou um grande resultados, totalizando 15 medalhas (oito ouros, três pratas e quatro bronzes), e também um Recorde do Campeonato, marca quebrada pelo paratleta Erick Rico, no Lançamento de Disco da classe F44.
“O Campeonato Brasileiro é um dos nossos principais objetivos na temporada. Contamos, claro, com bom papel dos nossos atletas que são medalhistas internacionais, e entram na competição como favoritos. Mas também é o momento em que buscaremos com que atletas mais novos consigam suas melhores marcas do ano, e subam ao pódio em suas provas. Em 2024 tivemos um rendimento coletivo muito bom e para 2025 a ideia é ampliar esse número de medalhas. Temos condições de alcançar essa meta com um elenco muito qualificado e que quer mostrar a força do paratletismo de Taubaté mais uma vez.”, completou o treinador Diego Cascardo.
Sobre o Programa Esporte Para Todos:
O projeto congrega toda a prática esportiva destinada às pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Qualidade de Vida e apoio do FADAT – Fundo de Assistência ao Desporto Amador de Taubaté.
Sábado (19) terá chuva no Vale do Paraíba e Litoral Norte
Frente fria traz instabilidade para a região
Santuário Nacional espera receber 250 mil fiéis na Páscoa
Celebrações da Semana Santa atraem devotos
Acidente com carro na Via Dutra deixa quatro feridos, em São José
Vítimas sofreram ferimentos leves
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.