Por Rodrigo Ribeiro Em Regional

A caminho do ouro olímpico: preparação do rúgbi brasileiro para Rio-16 vai ser em São José dos Campos

Sete jogadores na foto são do São José Rugby (Reprodução/Facebook/Fernando Portugal)

Na foto, dos 12 jogadores da seleção, sete são do São José Rugby

Reprodução/Facebook/Fernando Portugal

A preparação da seleção brasileira de rúgbi em busca do ouro olímpico em 2016 vai ser em São José dos Campos, cidade considerada a capital nacional da modalidade e onde a CBRu (Confederação Brasileira de Rúgbi), possui um CT (Centro de Treinamento). Na seleção masculina, dos 27 atletas convocados pela última vez, nove são da equipe do São José e dois de Jacareí.

Fernando Portugal é jogador do São José e capitão da seleção brasileira. "Estamos vivendo um momento único do esporte em nosso país. Fazer parte do universo olímpico eleva o rúgbi a outro patamar. A modalidade vem ganhando muito mais exposição, mais investidores e isso nos traz mais responsabilidade. Por isso precisamos fazer um bom torneio no Rio 2016", conta.

O fato de o CT da seleção ser em São José também ajuda na preparação de Portugal. "São José é a minha cidade. Hoje tenho filho e é onde quero que ele cresça. Portanto, poder conciliar as minhas ambições familiares com a atividade da seleção é o melhor que poderia acontecer", afirma.

A atleta do São José e uma das principais jogadores da seleção feminina de rúgbi, Edna Santini, não imagina a hora de poder disputar o torneio. "Como todo atleta sempre sonhei disputar uma olimpíada. Quando comecei, o rúgbi era um esporte desconhecido e estava fora das olimpíadas. Sonhava em participar das olimpíadas mais não imaginava que seria com o rúgbi e tão próximo, sendo aqui no Brasil", diz.

A entrada do rúgbi nos Jogos Olímpicos aconteceu na edição de 1900, em Paris (França), graças a um grande incentivador, o Barão de Coubertin, admirador da ética e espírito de equipe do esporte. Naquele ano, o vencedor foram os donos da casa.

O esporte passou em branco na edição de 1904, em Saint Louis (EUA), mas retornou quatro anos depois, em Londres, com os ingleses sendo derrotados pela Austrália. A saída do Barão de Coubertin da presidência do COI (Comitê Olímpico Internacional), em 1925, significaria a retirada do Rugby dos Jogos.

Neste período fora do programa olímpico, o esporte começou a ganhar força e popularidade. Em 2009, uma assembleia do COI decidiu pelo retorno do esporte ao programa olímpico na edição de 2016. A modalidade a ser disputada no Rio de Janeiro vai ser o com sete jogadores de cada lado, ou Rugby Sevens, bastante popular pelo mundo.

Edna Santini jogadora da seleção e São José Rugby (Reprodução/Facebook/Edna Santini)

Edna Santini é jogadora do São José e da seleção brasileira

Reprodução/Facebook/Edna Santini

A caminho do ouro olímpico
Em uma série de seis reportagens, o Meon vai mostrar um pouco de atletas da região ou que defendem equipe de cidades da RMVale e que são fortes candidatos a representar o país e todo o Vale do Paraíba nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Nesta quarta-feira (6), a reportagem vai contar um pouco sobre as meninas do futebol de São José, que podem conquistar o ouro pela primeira vez, nas Olimpíadas que vão ser realizadas aqui no Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Ribeiro, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.