1/24
Às vésperas da Copa do Mundo, um dos principais desejos dos meninos brasileiros aumenta: o sonho de ser jogador de futebol. Somente na escolinha de futebol Moreira's Sport, em São José dos Campos, são 450 garotos buscando o mesmo futuro. Gustavo Eras, 13 anos, é um exemplo.
"Venho de Caraguatatuba toda quarta-feira para treinar e volto no mesmo dia. Na sexta-feira volto para treinar e fico até domingo para jogar no fim de semana", conta. O menino afirma que sem o apoio dos pais isso seria impossível. "Devo tudo isso a eles", completa Gustavo, que em São José se hospeda na casa da avó.
"Com a Copa acontecendo aqui no Brasil, parece que a cada dia a vontade aumenta mais e o objetivo (de ser jogador) está mais próximo", comenta Gustavo.
Apesar da pouca idade, Gustavo já fez jogos testes contra o Palmeiras, Cruzeiro, São Paulo, Ponte Preta e Audax. Nesse último, inclusive, chegou a ficar uma semana e percebeu que precisava evoluir. Foi quando escolheu vir para a escolinha do ex-goleiro Moreira.
"Senti que precisava evoluir, mas em Caraguatatuba não tinha esse lugar. Foi quando meu padrinho comentou sobre o Moreira, ai vim para São José", conta. A escolinha Moreira's Sport é conhecida na cidade por revelar jogadores como Casemiro (Real Madrid), Ricardo Goulart (Cruzeiro), Juninho (Los Angeles Galaxy) e Diogo Sodré (Coritiba).
Esse mesmo sonho não é exclusividade de escolinhas de futebol e pode ser visto em um simples toque na bola, seja de chuteira ou descalço, em quadras e em campos de terra batida, onde diariamente garotos são vistos jogando. Infelizmente, poucos conseguem se tornar jogadores profissionais.
"São poucos os jogadores que se destacam e conseguem sobreviver do futebol, por isso, a continuação nos estudos é muito importante", comenta Moreira, que há 15 anos é olheiro do São Paulo F. C.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.