Represados pelo prolongamento da suspensão das competições esportivas no estado de São Paulo, como medida restritiva de combate à pandemia, os campeonatos do Taubaté e São José poderão voltar com o calendário de partidas ainda mais apertado. Por isso, as comissões técnicas e os dirigentes procuram ajustar a programação de treinos.
Quando decretada, a suspensão que começou no dia 15 deveria ter terminado nesta terça-feira, dia 30. Assim, a quarta-feira seria de retomada geral e com rodadas nas séries A-1, A-2 e A-3. O Taubaté, pela A-2, visitaria o Juventus e o São José, na A-3, enfrentaria o Noroeste, em Bauru.
Como a Fase Emergencial foi prolongada até o dia 11, a Federação Paulista de Futebol tentou negociar a volta da Série A-1. Prometeu um protocolo de segurança mais rígido e também mais caro, por causa de um aumento no número de testes de covid e um período maior de concentrações em alojamentos ou hotéis.
Nas reuniões das séries A-2 e a A-3, nas quais os clubes já estão gastando um bom dinheiro com o protocolo atual, a Federação também ficou de reajustar as tabelas de acordo com o término do calendário original. A grande maioria dos jogadores assinou contrato até o final de maio e partidas em junho exigiriam renovações que estourariam orçamentos.
A fase de classificação da Série A-2 já teve quatro rodadas e outras 11 ainda estão programadas. Assim, a volta do dia 12 abriria uma semana com partidas na segunda-feira, quinta-feira e domingo. Mais adiante, uma sequência viria com domingo, terça, quinta e domingo.
A Série A-3, que parou na terceira rodada, ainda tem mais 12 para o encerramento da fase que classificará os oito melhores ao mata-mata da reta decisiva. Consequentemente, também voltaria com algumas rodadas separadas por apenas 48 horas.
“É ruim para os atletas que fisicamente não conseguirão manter o rendimento físico com desempenho máximo, mas interessante para os dirigentes que precisam garantir o planejamento financeiro”, disse Gilson Rezende, presidente do Taubaté e antes, um atacante de intensa movimentação.
Incerteza
A volta dos campeonatos está prevista para o dia 12, mas dependerá de um alívio nos números da covid. O procurador Mario Luiz Saburro, do Ministério Público, voltou a comentar que o protocolo da Federação Paulista de Futebol é bem elaborado, mas não abrange os torcedores que se movimentam em dias de jogos e provocam aglomerações.
“A minha maior preocupação é com risco de chegarmos ao dia 11 e um novo período de suspensão ser decretado. Se isso acontecer, a situação poderá ficar insustentável”, disse o gestor do futebol do São José, Robertinho da Padaria.
Civil iemenita invade reunião da ONU e gera tensão no comitê
Representantes solicitaram debate fechado, levando a expulsão da imprensa durante discussão sobre crise humanitária no Iêmen
SJC: Idoso ganha casa após 4 anos de ser resgatado
Homem trabalhava em condições análogas a escravidão
Declaração da China gera controvérsia em Comitê Ambiental da ONU
Delegado chinês afirma que “o problema não são as pessoas”
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.