Por Rodrigo Ribeiro Em Regional

Torcida do São José dá exemplo de consciência ambiental na América Latina

Torcida do São José dá exemplo de consciência ambiental na América Latina (Divulgação/Urbam)

Torcida do São José dá exemplo de consciência ambiental na América Latina

Divulgação/Urbam

A torcida organizada Mancha Azul, do São José Esporte Clube, a Urbam (Urbanizadora Municipal) e o Instituto Lixo Zero, assinaram no dia 26 de julho, um acordo para o recolhimento, separação, reciclagem e destinação  do lixo gerado no estádio Martins Pereira, após os jogos.

A primeira partida em que a ação foi realizada aconteceu na derrota do São José para o Santo André por 4 a 2, válido pela primeira rodada da Copa Paulista, no estádio Martins Pereira. Segundo informações do São José, após o jogo, clube e torcida se tornaram os primeiros sustentáveis da América Latina.

O São José e a Mancha Azul, inclusive, se tornaram o primeiro caso de um clube de futebol e uma torcida organizada a receber um selo ambiental internacional pelo Instituto Lixo Zero Brasil, representante da Zero Waste International no Brasil. Agora, a torcida promete continuar com as ações, mesmo longe de São José dos Campos.

"Continuaremos com o projeto, inclusive em outros estádios pois queremos mostrar que uma torcida pode ser exemplo, e se todos os torcedores seguirem o que estamos fazendo, teremos sim estádios de primeiro mundo e com torcedores de primeiro mundo. Os pertences e documentos encontrados também serão devolvidos ", afirma Hugo Bezerra, presidente da Mancha.

Os resíduos recicláveis coletados no Martins Pereira são destinados ao Fundo Social de São José dos Campos, enquanto os rejeitos são enviados para a Urbam, responsável pelo tratamento. O termo firmado antes da partida tem validade até o final do ano.

"O futebol é um agente de transformação da sociedade e que a adoção de uma meta de redução da quantidade de resíduos gerados nos jogos vai motivar os torcedores e os cidadãos de São Jose dos Campos na construção de uma cidade Lixo Zero", o presidente do Instituto Lixo Zero, Rodrigo Sabatini.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Ribeiro, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.