A Prefeitura de São José dos Campos abrirá, nesta terça-feira (21), as inscrições para a palestra "Você Conhece a Síndrome de Rett?", que integra as ações da campanha Outubro Rett com o objetivo de ampliar as informações e a conscientização sobre a síndrome.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o próximo dia 28 pelo link. Foram disponibilizadas 100 vagas.
A palestra no próximo dia 29 (quarta-feira), às 14h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na região norte, será ministrada pela médica pediatra e sanitarista Ana Maria Rocha Fernandes de Sá, professora do curso de Medicina da UAM (Universidade Anhenbi Morumbi), que é mãe de uma criança diagnosticada com a Síndrome de Rett.
O evento, promovido pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, é voltado para munícipes, interessados no tema e profissionais que atuam no atendimento de pessoas com a Síndrome de Rett.
Conscientização
Ao longo de todo este mês, a Prefeitura está promovendo uma série de atividades através da campanha de conscientização sobre a Síndrome de Rett, condição neurológica rara que afeta principalmente meninas e provoca sérias dificuldades motoras, cognitivas e de comunicação.
No último final de semana, foi realizada uma ação no Arco da Inovação, que estava iluminado de roxo em alusão à campanha.
Os sintomas geralmente surgem no segundo ano de vida, quando as crianças começam a perder habilidades previamente adquiridas, como a fala e a locomoção. Embora ainda não exista cura, o diagnóstico precoce e os cuidados especializados podem melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas afetadas e de suas famílias.
O objetivo da campanha é ampliar o conhecimento da sociedade sobre a síndrome, reforçando a importância do diagnóstico precoce, com suporte especializado e inclusão das pessoas afetadas em diferentes espaços sociais.
Estão sendo realizadas palestras e rodas de conversa. Também foram afixados cartazes sobre o tema em escolas e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve.
A campanha foi instituída oficialmente em São José dos Campos por meio da Lei 10.648/2022 e integra as ações permanentes da Prefeitura voltadas à saúde, ao apoio social e à inclusão.
Mais informações estão disponíveis no site da Abre-te (Associação Brasileira de Síndrome de Rett).
Apoio e cuidados
A Prefeitura de São José mantém, por meio do Departamento de Promoção à Cidadania da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a Divisão de Políticas para Pessoas com Deficiência com ações constantes ao longo de todo o ano, em parceria com o Conselho Municipal.
São desenvolvidas campanhas de conscientização e sensibilização, com distribuição de materiais informativos para a população.
Também são promovidas palestras e rodas de conversa para ampliar o entendimento, a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência.
Em outra frente de atuação, há capacitações constantes de servidores de diversas secretarias municipais e de conselheiros tutelares.
Jacareí abre nova consulta pública sobre Lei de Uso, Ocupação e Urbanização do Solo
Os interessados devem participar até o dia 3 de novembro
Startup Noway transforma dor pessoal em negócio de sucesso
Empresa revoluciona o mercado de bebidas funcionais no Brasil
O que faz um Advisor de C-Level - Tecnovix Podcast
Episódio vai ao ar nesta quarta-feira (22)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.