Já se passaram duas décadas desde que Rita Lobo criou o site Panelinha, que além de espaço gastronômico na internet tornou-se uma editora e produtora audiovisual. É autora best-seller e já publicou oito livros, entre eles, ‘O Que Tem na Geladeira?’, ‘Comida de Bebê’, ‘Pitadas da Rita’, ‘Cozinha de Estar’, ‘Cozinha Prática’ e ‘Panelinha, receitas que funcionam’, único livro nacional indicado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, documento oficial, publicado pelo Ministério da Saúde. Como publisher, Rita lançou no mercado livros como ‘Pão Nosso’, de Luiz Américo Camargo, e ‘Jerusalém’, de Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi. Chegou a televisão em idos de 2010 e desde 2012 com o programa ‘Cozinha Prática com Rita Lobo’, no ar todos os dias no canal GNT marcou com seus belos olhos azuis o dia a dia da cozinha brasileira.
No canal Panelinha no YouTube, com quase 750 mil inscritos e 37 milhões de visualizações, Rita está no ar com a série ‘O Que Tem na Geladeira?’ e com o curso ‘Comida da Verdade’, produzido em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (USP). O curso é apresentado por Rita e pelo professor Carlos Monteiro, titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Na pandemia, com o estúdio Panelinha fechado passou a se dedicar a lives e criou o “Rita, Help!” que também entrou na grade do GNT e também já se encontra em pré-venda como nova publicação editorial. Um fenômeno. No Facebook, sua página compartilha os conteúdos e receitas e conta com mais de meio milhão de seguidores e no Instagram três vezes mais, 1 milhão e meio de seguidores, desta defensora de comida de verdade. Para a Metrópole Magazine uma receita de macarrão com camarão ao molho rosé. Lembram do coquetel de camarão, o clássico retrô com molho rosé? Ele é a inspiração desta receita preparada em uma panela só. O cabelinho de anjo, aquela massa bem fininha, cozinha no molho, que fica todo cremosão. De dar água na boca!
Ingredientes
• 300 g de macarrão cabelinho de anjo (10 ninhos)
• 300 g de camarões tipo cinza médio limpos (24 unidades)
• 1 lata de tomate pelado (com o líquido)
• 1 dente de alho descascado
• ¼ de xícara (chá) de creme de leite fresco
• 3 ½ xícaras (chá) de água fervente
• 2 colheres (sopa) de conhaque
• azeite a gosto
• sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
• folhas de endro (dill) a gosto para servir
Modo de preparo
1. Leve uma chaleira com 1 litro de água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, no liquidificador, bata o tomate pelado (com o líquido) e o alho até ficar liso, reserve.
2. Tempere os camarões com sal e pimenta a gosto. Leve uma frigideira grande com borda alta ao fogo médio (se preferir utilize uma panela de fundo grande). Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite, adicione os camarões e deixe dourar, por 1 minuto de cada lado – é jogo rápido, se cozinharem demais os camarões podem ficar duros. Transfira para um prato e reserve.
3. Mantenha a frigideira em fogo médio e adicione o tomate batido com alho. Tempere com sal e mexa, raspando o fundo da frigideira para dissolver os queimadinhos – eles são essenciais para dar sabor ao molho. Assim que o molho ferver, junte o conhaque, meça 3 ½ xícaras (chá) da água fervente e regue sobre o molho. Tempere com sal e misture bem.
4. Coloque os ninhos de macarrão no molho, um ao lado do outro – assim eles cozinham de maneira uniforme. Abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos ou até o macarrão começar a amolecer. Abra a panela e vire os ninhos com um garfo (ou pinça). Tampe novamente e deixe por mais 3 minutos ou até os fios começarem a soltar dos ninhos.
5. Abra a tampa e solte os fios dos ninhos com um garfo. Misture o creme de leite, junte os camarões e tampe a panela. Deixe em fogo baixo por mais 1 minuto para o macarrão terminar de cozinhar e os camarões aquecerem.
6. Desligue o fogo e, com a tesoura, corte as folhas de endro sobre o macarrão. Sirva a seguir. Fica uma delícia servido com brócolis chamuscado.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.