O Senac São José dos Campos promoveu, na noite da última quarta-feira (22), o talk “Viva uma Experiência a Partir das Tradições”, que reuniu especialistas em gastronomia, turismo e cultura para discutir as riquezas e os sabores do Vale do Paraíba. O evento apresentou um formato inovador, unindo painéis interativos, degustações às escuras e momentos de troca com o público.
Com curadoria da jornalista Pamella Cajano, da historiadora Flávia Ribeiro e da professora Jaqueline Daniel, o encontro buscou oferecer uma vivência sensorial e descontraída, aproximando o público das tradições regionais por meio de queijos artesanais, cafés especiais e roteiros culturais.
O talk foi dividido em três painéis temáticos. O primeiro, “Turistar e Comer é o que Queremos”, reuniu o barista Anderson Meirelles, a queijista Carla Serrano, a guia de turismo Mônica Fernandes e o presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), Tom Freitas. Os convidados compartilharam experiências e desafios de suas áreas, destacando a importância da valorização dos produtos locais e do turismo de experiência.
No segundo painel, “Além dos Tempos: Histórias Reais”, a chef Mônica Mallet e a guia especializada em atrativos naturais Viviana Altivo contaram suas trajetórias profissionais, mostrando como a gastronomia e o turismo podem transformar vidas e conectar pessoas a novas perspectivas culturais.
O momento mais aguardado da noite ficou por conta da degustação às cegas, que encerrou o evento. Dez participantes sorteados integraram uma mesa imersiva, harmonizando queijos e cafés, além de provar combinações de queijos com doces, meles e geleias — tudo com os olhos vendados, para estimular outros sentidos e despertar novas percepções.
Ao final, o público pôde saborear uma seleção de queijos artesanais das curadorias Serrano e Queijos.com Felicidade, cafés especiais do especialista Anderson Meirelles e produtos de charcutaria e panificação artesanal elaborados pela equipe de gastronomia do Senac.
“Nosso evento foi algo totalmente ‘fora da caixa’. Queríamos um encontro com experiências incríveis, buscando algo diferente de um palco e uma palestra tradicional. A proposta inicial sempre foi permitir que as pessoas saíssem de seus trabalhos e viessem curtir uma noite além da habitual. Afinal, falamos do que mais gostamos: turismo e gastronomia”, afirmou Pamella Cajano, que também esteve à frente da organização geral do evento junto à equipe de professores e alunos do Grupo de Estudos sobre Turismo do Senac.
Polícia ambiental resgata bois com sinais de maus-tratos em Paraibuna
Proprietário e motorista foram multados em R$ 567 mil
RMVale: 8 novos radares começam a funcionar nas rodovias nesta quarta (29)
Veja locais de instalação
Anhanguera Jacareí oferece suporte gratuito para regularização de impostos
Os atendimentos ocorrem todas as sextas-feiras
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.