Meon Taubaté

Taubaté inicia debates para revisão do Plano Diretor

Primeira sessão aconteceu na terça-feira (22); serão várias até 2027

Escrito por Meon

23 OUT 2025 - 11H30

Divulgação/GovSP

A Câmara Municipal de Taubaté realizou, na última terça-feira (22), uma audiência pública para discutir as primeiras propostas de alteração do Plano Diretor do Município — lei que orienta o crescimento urbano e rural da cidade e que, segundo o Estatuto das Cidades, deve ser revisada a cada dez anos.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

O encontro foi convocado pelo vereador Douglas Carbonne (SD), que destacou a importância de iniciar o processo de atualização com antecedência. “Nós temos hoje uma cidade que precisa ser planejada, organizada e, principalmente, com diretrizes de curto, médio e longo prazo. É uma grande chance de o munícipe participar e contribuir, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades em construções ou na expansão urbana. Esse é o pontapé inicial de várias audiências até 2027”, afirmou o parlamentar.

A secretária municipal de Planejamento, Marcela Franco, apresentou os principais eixos que devem orientar a revisão do Plano Diretor: requalificação do centro, regularização fundiária de núcleos rurais e desenvolvimento industrial.

Entre as propostas destacadas estão a valorização do centro histórico e cultural com incentivos fiscais e obras de acessibilidade, a regularização de pequenos núcleos urbanos em áreas rurais para garantir moradia e acesso a serviços públicos, e a definição de novas áreas industriais com infraestrutura adequada para atrair investimentos — incluindo o projeto conhecido como “Esquina do Brasil”, localizado entre as rodovias Presidente Dutra e Carvalho Pinto, que poderá ser leiloado pela Prefeitura.

Marcela reforçou que a participação popular será essencial no processo. “O Plano Diretor é o instrumento que orienta o desenvolvimento da cidade. Por isso, queremos que os moradores participem ativamente, enviando sugestões e acompanhando as reuniões que serão realizadas nos bairros ao longo de 2026”, disse.

As contribuições podem ser feitas por meio da plataforma 1Doc, no endereço https://taubate.1doc.com.br, clicando em “Proposta de alteração de zoneamento”.

Participaram da audiência os vereadores Ariel Katz e Neneca Luiz Henrique (PDT), Nicola Neto (Novo) e Jessé Silva (Podemos). O evento foi transmitido pela TV Câmara Taubaté e está disponível no canal oficial no YouTube (@tvctaubate).

O novo Plano Diretor deverá ser concluído e votado até 2027, com o objetivo de garantir um crescimento sustentável, equilibrado e alinhado às demandas atuais da população taubateana.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Taubaté

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.