História:
Desde o início de seu povoamento, em 1600, Guaratinguetá teve, em seu território, uma grande quantidade de garças que marcavam a paisagem. Os índios dominavam as terras do município até a chegada dos brancos; estes chegaram à região em 1628, através da doação a Jacques Félix e seus filhos, de terras no Vale do Paraíba. Foi em torno da antiga capela de Santo Antônio, hoje a catedral do município, que se desenvolveu o município de Guaratinguetá. No ano de 1651, foi elevada a vila pelo capitão Domingos Luiz Leme.
Em 1739 nasceu em Guaratinguetá Antônio Galvão de França, o Frei Galvão, primeiro santo católico brasileiro.
No final do século XVIII, Guaratinguetá perdeu uma grande parte de seu território, com a emancipação do município de Cunha. Ainda assim, a economia do município começou a se desenvolver, junto com o plantio da cana-de-açúcar e produção de açúcar, que passou a ser a principal fonte de renda de Guaratinguetá. Por consequência, Guaratinguetá se tornou uma das principais vilas da Capitania de São Paulo.
Raio x:
Prefeito: Antônio Gilberto Filippo Fernandes Júnior - PSD
Área total: 752,636 km²
População total (Censo IBGE/2022): 118.044 habitantes
Densidade demográfica (2022): 156,84 habitantes/km²²
PIB (IBGE/2010): R$ 2.305.141.000
Programa ‘Produtor de Água’ abre inscrições em Guaratinguetá
Iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, BASF, Fundação Eco+ e SAEG
Pizzaiolo de Guará está entre os 100 melhores do mundo
Dani Branca se destaca pela terceira vez
Guaratinguetá confirma segunda morte por dengue em 2025
Vítima é um homem de 65 anos
Meon 2020 © Todos direitos reservados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Guaratinguetá
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.