Câmara de Lorena aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias
Estimativa da LDO supera os R$ 385 milhões para 2026
Lorena aprova prioridade odontológica para cuidadores de PcDs
Proposta segue para segunda votação na Câmara
Câmara de Lorena aprova lei para incentivar instalação de empresas
Projeto do Executivo foi aprovado por unanimidade
História:
O município teve sua origem num povoado que surgiu no final do século XVII, como uma necessidade de apoio às expedições dos bandeirantes e viajantes na travessia do rio Paraíba em busca do ouro em Minas Gerais. Lorena era na época, um importante entroncamento de vários caminhos: o Caminho Geral do Sertão (saindo de São Paulo em direção a Lorena); o Caminho das Minas (de Lorena, passando pelo vale do Embaú em direção a Ouro Preto); o Caminho "Velho" (de Lorena até Paraty e dali, por mar, até o Rio de Janeiro) e o Caminho "Novo" da Piedade (de Lorena, por terra até o Rio de Janeiro).
O nome Lorena é homenagem ao então governador da capitania de São Paulo, o capitão-general Bernardo José Lorena (mais tarde, Conde de Sarzedas), que em 14 de novembro de 1788 assinou um decreto elevando a freguesia a vila.[8][9][10]
Inicialmente a região compreendida entre Taubaté e Lorena era conhecida pelos índios puris como Ipacaré. Após o início do povoamento, Ipacaré começou a designar uma região gradativamente menor até denominar apenas a região de Lorena. Porém os registros históricos também denominam Ipacaré como sendo um rio da região que por vezes era chamado de Pacaré, Hepacaré e Guaipacaré e provavelmente referem-se ao rio que hoje tem o nome de Taboão. Havia também a alusão de que o povoado existente na região chamava-se Guaipacaré, mas pelos que navegavam o rio, o nome dado ao porto dessa região era Hepacaré. Há ainda a referência aos nomes de Aypacaré, Aguapacaré, Goapacaré e Guapacaré, também designando a mesma região.
Raio X:
Prefeito: Sylvio Ballerini - PSDB
Área total: 414,16 km²
População total (Estimativa IBGE/2021): 89.532 habitantes
Densidade demográfica (2021): 216,09 habitantes/km²
PIB (IBGE/2019): R$ 3.839.019.600
IDHM (2010): 0,766
Meon 2020 © Todos direitos reservados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Lavrinhas
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.