São José dos Campos

Infosiga: Região de SJC registra queda de 44,4% nas mortes no trânsito em Outubro

Redução drástica no número de óbitos (de 45 para 25) no mês

Escrito por Maria Júlia da Silva Binotto

17 NOV 2025 - 18H20

Divulgação/Detran SP

A segurança viária na Região de São José dos Campos (SJC) apresentou um resultado histórico em outubro deste ano. Segundo dados do Infosiga, plataforma de estatísticas gerenciada pelo Detran-SP, a região registrou uma queda de 44,4% no número de mortes no trânsito. Foram 25 óbitos em outubro de 2025, contra 45 no mesmo mês de 2024.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

O bom resultado mensal contribuiu para uma redução de 0,9% no acumulado do ano (janeiro a outubro), passando de 327 para 324 mortes.

Sinistros e Modais: Queda em Todas as Categorias

A redução não se limitou aos óbitos. Os sinistros com vítimas não fatais também apresentaram forte queda: 45,6% no mês de outubro (de 757 para 412 registros) e 25,1% no acumulado do ano.

Analisando os modais, a maior redução percentual no mês foi registrada entre os ciclistas, com queda de 71,4% nos óbitos (de 7 para 2). As mortes de ocupantes de automóveis caíram 60% e as relacionadas a motocicletas reduziram 44,4% (de 18 para 10). Os óbitos de pedestres também caíram 25% no período.

No Estado de São Paulo, a tendência geral também é de recuo, embora com percentuais menores. Em outubro, houve uma queda geral nos óbitos, de 526 para 470. No acumulado do ano, a redução é de 1,7%.

O Governo de SP prepara o lançamento do primeiro Plano Estadual de Segurança Viária (PSV-SP) com a meta de reduzir pela metade o número de mortes no trânsito em cinco anos. As ações do Plano, que estão alinhadas ao Pnatrans (Plano Nacional), envolvem gestão de velocidade, fiscalização e melhoria das vias.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Maria Júlia da Silva Binotto, em São José dos Campos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.