Por Meon Em Tremembé

O que conhecer em Tremembé

Basílica Bom Jesus de Tremembé
Basílica Bom Jesus de Tremembé

A Basílica do Senhor Bom Jesus representa hoje um dos maiores centros de peregrinação da região, passou por diversas transformações e recebeu do Papa Paulo VI o título de Basílica Menor, que são basílicas de importância para a fé católica, porém localizadas fora de Roma.

A Basílica e Santuário do Senhor Bom Jesus de Tremembé, data de 1672, é um patrimônio histórico cultural dos mais valiosos do Vale do Paraíba. A igreja é de origem colonial e incorpora elementos do século XIX pela própria devoção. Devido à melhora da economia de Tremembé pelo cultivo do arroz, a igreja passa a ter autonomia do núcleo de Tremembé com Taubaté, e também faz com que as pessoas revertam alguma coisa para o interior da igreja. Durante toda sua história, ela sempre foi incorporando elementos para seu interior.

É ponto de visitação obrigatória a todos que visitam o município.

Praça Padre Luiz Balmes, s/n  | Tremembé/SP -Telefone: (12) 3672-1102 | 3674-3548
2ª feira: 19h30 3ª feira: 15h 4ª, 5ª e 6ª feira: 15h e 19h30 Sábado: 15h Domingo: 6h30, 8h30, 10h30, 15h, 18h e 20h
Todo dia 6, missa do peregrino do Senhor Bom Jesus às 7h, 15h e 19h30

 

Carmelo Santa Face e Pio XII
Carmelo Santa Face e Pio XII

Outro local relevante para o turismo em Tremembé é o Carmelo Santa Face e Pio XII que foi fundado em 07 de setembro de 1955. O Carmelo da Santa Face e Pio XII de Tremembé é uma casa de oração formada por 21 Irmãs, sendo elas professas solenes e noviças, que vivem enclausuradas na instituição. Consideradas monjas, dentro do Carmelo, elas seguem fiéis as suas escolhas pela vida religiosa, aprimorando as suas vocações. Madre Maria do Carmo e Madre Antonieta Maria, as duas fundadoras do Carmelo, receberam a licença para consolidar a Fundação no dia 24 de agosto de 1953.

A Capela do Carmelo, construída ao lado da instituição, foi inaugurada no dia 02 de julho de 1960. Atualmente o processo de beatificação da Madre Carminha está em Roma aguardando os trâmites da igreja. Vários milagres já foram comprovados e existe no local uma sala dos milagres além de um Museu dedicado a Madre Carminha. O Fluxo de turistas para visitas é constante, em especial aos finais de semana para as missas que são realizadas na Capela. Cerca de 3mil pessoas visitam mensalmente o local e o fluxo aumenta no período da Festa de Madre Carminha com várias atividades culturais, gastronômicas e religiosas. Neste ano o público foi estimado em 5 mil pessoas no período da festa.

 

Bica da Água Santa
Bica da Água Santa

A Água Santa de Tremembé é um histórico e importante ponto turístico religioso da cidade. Conta a tradição que a imagem foi entalhada na madeira por um velhinho desconhecido que havia aportado a Tremembé e construído uma pequena cabana nas margens do rio Paraíba, onde se encerrou, pouco saindo e com ninguém mantendo relacionamento.

Certo dia o velhinho desapareceu, quase tão misteriosamente como surgira.
Ninguém teve notícia de seu destino. Indo à choupana, os curiosos ali encontraram a imagem do Bom Jesus.O caso foi tido então como miraculoso e que Deus, na pessoa do velhinho, para ali trouxera a imagem.
Quando fizeram a remoção da imagem, um pequeno fio de água brotara aos pés da imagem, dando origem à conhecida bica da Água Santa.

 

Arrozais
Arrozais

A rica história de Tremembé traz também a luz os Monges Trapistas e sua influência não só na religiosidade, como na economia e eventos. Em setembro de 1904 alguns monges trapistas chegaram ao Brasil com a missão de fundar um convento e escolheram essa região pela beleza do vale e proximidade com o rio. Compraram a fazenda por se situar em uma região calma, com clima mais salubre e temperado e onde poderiam desenvolver a policultura. Restauraram os edifícios da velha fazenda e fundaram o mosteiro de Maristela, nome simbólico que significa Estrela do Mar, referindo-se à Virgem Maria, a estrela guia para todos os que estão no mar da vida. Estava instalada ali a primeira trapa brasileira.

Os monges recuperaram os quase 2500 pés de café da fazenda abandonados desde a libertação dos escravos e destinaram as partes baixas da fazenda à criação de gado. Como a parte baixa distava 12 km da sede do mosteiro, construíram naquela parte uma grande capela, escola e casas. Deram ao bairro o nome de Berizal. O bairro hoje está totalmente descaracterizado. Partes foram vendidas a novos proprietários e a igreja doada à diocese de Tremembé.

Foi nessa região que começaram as experiências dos monges no plantio da juta e do arroz. Ainda hoje podemos ver os arrozais que enfeitam todo o vale do Paraíba, fruto da ação dos trapistas, os quais com seu voto de silêncio ensinaram os ribeirinhos a arte do plantio do arroz na água.

 

Bom Jesus de Tremembé
Bom Jesus de Tremembé

A imagem do Senhor Bom Jesus de Tremembé é entalhada na madeira e para a igreja católica é um fabuloso artefato religioso. Diz a lenda que a imagem foi construída por um desconhecido que residia nas margens do Rio Paraíba, e que este, após ter desaparecido, deixou a imagem em sua choupana. Os moradores locais, curiosos pelo seu desaparecimento, foram até onde ele residia e encontraram a imagem, quando a retiraram de seu lugar, brotou uma fonte de água, dando origem a bica da água santa.

 

Horto Municipal
Horto Municipal - Tremembé

Tremembé possui também locais de contemplação a natureza como o Horto Municipal que é um refúgio verde a poucos minutos do centro da cidade, onde crianças e adultos podem entrar em contato com a natureza e apreciar espécies arbóreas nativas. No espaço ainda é possível fazer piqueniques, caminhar a beira do lago, assistir peças de teatro infantil e as crianças podem brincar no playground. Os adultos podem usufruir da pista de caminhada e corrida de 4 km, além dos aparelhos na academia ao ar livre e quiosques.

 

Estação Ferroviária
Estação Ferroviária - Tremembé

A Estação Ferroviária Paulo Frontin é o local onde a maioria dos eventos acontecem, por ser um espaço aberto e que comporta um grande número de pessoas .Foi inaugurada em 1914; a linha da Central não passava pela cidade. Existia um tramway de bitola de 60 cm que ligava Taubaté a Tremembé, que foi suprimido quando foi construída a variante que fez com que a linha passasse por essa cidade. Aliás, a Central comprou a linha em 1913 e alargou-a em boa parte do percurso aproveitando-a para colocar Tremembé no ramal de São Paulo. Hoje a Estação abriga também um restaurante que oferece costela e cerveja artesanal e se transformou em um point para turistas de diversas idades.

 

Mercado Municipal
Mercado Municipal - Tremembé

Um espaço confortável, apropriado para as compras e de convivência para a população. Essas são as características do Mercado Municipal de Tremembé, que foi totalmente reformado e adaptado pela Prefeitura Municipal de Tremembé.

O projeto de reforma do Novo Mercado contemplou a restauração da parte interna e externa da unidade, desde a coberta, piso, drenagem, rede de esgoto, parte hidráulica e elétrica, além de vagas para estacionamento. Além da restauração, o mercado ganhou iluminação diferenciada, paisagismo, banheiro para deficientes e padronização de boxes com vidro temperado.

O novo Mercado têm 17 boxes entre restaurante, lanchonete, peixaria, tabacaria, mercearias, mini mercado, floricultura, hortifruti, artesanato, entre outros.

Endereço: Rua 7 de Setembro, S/N – Centro.

 

Pista de arrancada Race Valley
Pista de arrancada - Tremembé

Pista de Arrancada situada dentro de um complexo automobilístico situado na cidade de Tremembé (SP), que recebe o Campeonato Paulista Arrancada, além de outros eventos

Inaugurada em 2015, nada deve para as tradicionais pistas americanas e devolve uma motivação extra aos amantes do automobilismo nacional que conta com poucas pistas deste nível, e tem causado um frisson nos entusiastas e deve mudar o cenário de Arrancada. A pista conta com uma extensão de 1/8 milha ou (201 m), para aceleração e 300 metros para frenagem, e disponibiliza estrutura para o público, como arquibancada, sanitários, galpões, tendas e estacionamento.

Os empresários envolvidos realizaram um sonho pessoal e do mercado de performance do Estado de São Paulo suprindo a carência deste espaço de evento.

Race Valley, está localizado na estrada municipal José Andrade Filho, nº 2804, Bairro do Berizal, Tremembé-SP, e fica a 135Km da capital paulista, com fácil acesso próximo as margens da SP 123 Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, sentido a Campos do Jordão.
Contato: Cel. (11) 94761 4301.

 

Fazenda Maristela
Fazenda Maristela - Tremembé

A Fazenda Maristela foi aberta no século XIX, pelo Barão de Lessa, para o cultivo do café. Chamava-se Fazenda das Palmeiras e tinha 2500 hectares, chegando até as margens do Rio Paraíba. Com a queda do comércio do café, a fazenda foi vendida em 1901 para a ordem dos monges trapistas, vindos da França que a batizaram de Fazenda Maristela, homenagem à Nossa Senhora. Foram eles que construíram no estilo que lembra os mosteiros franceses da ordem – a ampliação da Casa Grande com seus corredores e quartos de clausura. Os trapistas contribuíram muito para o desenvolvimento da lavoura de arroz da região e trouxeram novas técnicas de cultivo irrigado, utilizadas até os dias de hoje. Os monges voltaram para a França em 1927, deixando um vasto legado arquitetônico e agrícola.

 

Mirante 45
mirante 45 - Tremembé

No condomínio São Gotardo em plena Serra da Mantiqueira, num domingo de Outubro, às 15hs, e estando exatamente nas coordenadas geográficas Longitude 45o 40′ 15W e Latitude Sul 22o 53′ 14S, e a uma Altura de 1.660 metros do nível do mar nasceu o projeto do Mirante 45 .

Na maior parte do ano, você acordará com o sol bem localizado no seu horizonte, e um tapete de nuvens sob os seus pés. Sob as nuvens da foto logo abaixo, encontram-se as cidades Aparecida do Norte, Pindamonhangaba, Tremembé, Quiririm e Taubaté. À noite, é possível ver as luzes de todas as cidades.

O Mirante 45 está localizando no condomínio e clube com trinta anos de tradição Alpes de São Gotardo / Harmonia situado a 14 quilômetros da cidade de Santo Antônio do Pinhal, que está a 12 quilômetros de Campos do Jordão.

 

Casarões
casarões - tremembé

Maior parte da história da cidade de Tremembé é preservada por meio da arquitetura. Mais de 24 antigos casarões construídos até no início do século XX e prédios históricos são conservados pela população e pelo poder público. Esses casarões contam um pouco da história do município, como por exemplo, o prédio onde funciona a Câmara Municipal que já foi prefeitura.

Outro local histórico é o Casarão nº1, ao lado da Basílica do Bom Jesus, que foi palco de gravações históricas do cineasta Mazzaropi, “O puritano da Rua Augusta” foi gravado no local. Também serviu de moradia na década de 70 para o famoso médico Dr. Jorge Ferreira Motta, ginecologista/ obstetra.

Fonte: www.tremembe.sp.gov.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Tremembé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.