A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participa da Fruit Attraction, uma das maiores feiras mundiais do setor de frutas e verduras, que acontece na capital paulista, de 25 a 27 de março. Pela segunda vez no Brasil, a feira promove o comércio entre a América e a Europa e destaca o papel do país no cenário mundial.
Em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Setur-SP leva à feira produtores artesanais, parte deles das rotas gastronômicas consolidadas pelo Estado, que integram o Sabor de SP, o maior programa de valorização da gastronomia paulista.
Os produtores levarão chás de diversos sabores; além de apresentar banana, palmito, mandioca e outros legumes. Os itens e os produtores estarão em um estande de 192 m² do Governo de SP. No local, a equipe da Setur-SP também realizará atendimentos.
“A gastronomia é um dos principais atrativos do estado de São Paulo, e com a participação dos produtores rurais na Fruit Attraction, eles têm a oportunidade de apresentar seus produtos, divulgar os destinos, e gerar novos negócios”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.
O Brasil é o maior mercado da América Latina do setor de frutas e verduras e o terceiro produtor mundial, com 40 milhões de toneladas produzidas por ano. Líder nacional, o setor de frutas de São Paulo cresceu 13% em relação a 2023. De acordo com Instituto de Economia Agrícola (IEA -Apta), da SAA, no ano passado foram comercializados mais de US$ 250 milhões. São Paulo também lidera a produção nacional de banana, com 26% do total produzido. O maior polo está no Vale do Ribeira. Enquanto a média nacional é de 14 toneladas de bananas produzidas por hectare, a do Vale do Ribeira é de 22.
"A fruticultura agrega valor, movimenta a economia, gera empregos e também preserva o meio ambiente. O estado é o líder de transição energética do Brasil, o que tem maior diversificação de culturas do país, além de ser o com melhor balança comercial. Por isso, é com muito prazer que digo que somos uma potência agroambiental e continuamos com o objetivo de crescer e gerar mais empregos, sendo exemplo para o Brasil", disse Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento.
O estado de São Paulo conta com o Circuito das Frutas, região turística formada pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Nesses municípios, estão as principais culturas de uva, morango, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola, figo, lichia, jaboticaba, laranja, limão, avocado e tangerina.
Na última edição da Fruits Atraction, na capital paulista, a feira recebeu 12 mil visitantes. No total, 300 marcas expositoras marcaram presença e houve mais de 1000 reuniões com compradores internacionais.
Serviço
O quê: Fruit Attraction
Data: 25 a 27 de março
Horário: das 10h às 18h
Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 Jabaquara, São Paulo
Valor: Entrada gratuita. Credenciamento no site: https://easyexpo.com.br/v3/fruit/25/indvis
Volkswagen Nivus GTS é lançado por R$ 174.990
Novo visual e mais tecnologia
Suspenso convênio do INSS com quem realizava descontos em aposentadorias
Medida visa interromper fraudes bilionárias
Americanos estão frustrados após 100 dias do 2º mandato de Trump
Pesquisa revela desconfiança generalizada
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.