Meon Turismo

Visto para os EUA terá novas regras

Mudanças começam a valer a partir de 2 de setembro

Escrito por Meon

26 AGO 2025 - 15H30

Reprodução


A partir de 2 de setembro, todos os solicitantes de vistos não imigrantes para os Estados Unidos terão de comparecer a entrevista presencial, sem exceções por idade.

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou que a regra antiga — que dispensava menores de 14 anos e maiores de 79 da entrevista consular — será encerrada. A partir da nova data, todos os requerentes precisarão comparecer pessoalmente para prestar entrevista, independentemente da idade.

Algumas isenções permanecem em vigor, mas com condições específicas. A entrevista presencial poderá ser dispensada para portadores de vistos B-1 e B-2 (turismo e negócios) que expiraram há menos de 12 meses; para requerentes com 18 anos ou mais na emissão do visto anterior; ou para portadores de vistos diplomáticos ou oficiais. Contudo, a isenção só valerá se o pedido for feito no país de nacionalidade ou residência, se o requerente nunca teve visto negado e não houver indícios de inelegibilidade.

Outra mudança significativa é o aumento no custo da emissão. A partir de 1º de outubro, será cobrada a “Visa Integrity Fee” (taxa de integridade de visto), no valor de US\$ 250. A cobrança será acrescida à taxa consular já existente.

Além disso, desde 24 de agosto, passam a valer novas regras para verificações das redes sociais dos requerentes de vistos das categorias F (estudante), M (técnico/vocacional) e J (intercâmbio cultural). Agora, os candidatos devem manter seus perfis configurados como públicos, pois será analisada sua presença digital por possíveis “atitudes hostis em relação aos cidadãos, cultura, governo, instituições ou princípios fundamentais”. Perfis privados ou com visibilidade restrita podem ser entendidos como tentativa de ocultação.

Essas mudanças devem impactar diretamente brasileiros que planejam viajar, estudar ou trabalhar temporariamente nos EUA. A obrigatoriedade de entrevista presencial para todos os perfis pode aumentar o tempo de espera para agendamento nos consulados, principalmente nas maiores cidades como São Paulo, Brasília, Recife e Porto Alegre.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Turismo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.