Alunos

A importância dos animais domésticos

Você sabe por que os animais de estimação são tão importantes para os seres humanos?

Colegio Luce Prima

Escrito por Ana Beatriz de Andrade Medeiros

13 ABR 2021 - 15H56 (Atualizada em 14 ABR 2021 - 11H40)

Site Canva screen_2x (Site Canva)
Ana Beatriz Dias
Ana Beatriz Dias
Os animais são importantes na rotina das crianças. A Susy é companheira na hora dos estudos.

O momento que estamos passando é muito difícil. Para se sentirem melhor, pessoas estão comprando ou adotando animais de estimação como: coelho, gato, cachorro e peixe. Muitas pessoas (inclusive eu), estão irritadas, tristes e desanimadas neste período de isolamento social. Como todos sabem, não está sendo um momento fácil para ninguém. A pergunta é: por que os animais de estimação fazem tão bem aos seres humanos?

Um animal de estimação pode estimular o sistema límbico do cérebro ligado às emoções. Além disso, também “gera” mais autoestima em seu dono, fazendo com que comece a se gostar e a lidar consigo mesmo.

O cachorro é o bicho preferido da maioria das pessoas, pois como sabemos, o animal é considerado o melhor amigo do homem, já que é fiel e defende o dono, além de ficar super alegre com a sua presença.

Em segundo lugar de preferência, os gatos são os animais mais comprados ou adotados. Apesar de serem independentes, vivem muito bem em casas ou apartamentos.

Os animais de estimação ajudam as crianças. Eles ensinam sobre a vida, como ser responsáveis pelos outros e podem servir como confidentes da criança (a quem ela conta seus segredos).

Um fato interessante das crianças crescerem com um animal é que, em média, elas ficam com o sistema imunológico mais forte. Isso ocorre porque estão mais expostas às bactérias e sujeiras que os animais carregam.

Além de todos esses benefícios, as pessoas que interagem com os bichos de estimação têm menores níveis de triglicerídeos, de colesterol e de cortisol (hormônio responsável pelo estresse, além da pressão arterial mais controlada. Elas também ficam com menos chance de sofrer depressão, ansiedade e transtorno bipolar. Brincar com o gato ou o cão faz aumentar os níveis de serotonina e dopamina, ou seja, as pessoas ficam mais alegres.

Portanto, os animais domésticos têm a função terapêutica, ajudam crianças e são grandes aliados no combate às doenças, entre outros benefícios. No meu caso, além de ter uma irmãzinha super legal, sou dona da Susy, minha companheira de estudos. 

Escrito por
Colegio Luce Prima
Ana Beatriz de Andrade Medeiros

5º ano do Ensino Fundamental - Colégio Luce Prima - São José dos Campos

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.