Alunos

A superexposição e suas consequências

Confira mais um texto participante do Meon Jovem

Luana

Escrito por Luana Santos Lima

27 NOV 2023 - 10H33

No filme "Modo Avião"(2020) é retratada a vida de Ana, uma influenciadora digital que se vê dependente da exposição nas redes sociais e sofre as consequências disso. Todavia, isso não se limita às telas, visto que atualmente milhões de pessoas compartilham excessivamente suas vidas nas redes sociais esperando aprovação social, ação que pode afetar suas relações pessoais e até mesmo sua saúde mental.

Em primeira análise, observa-se que dentro desta era digital a superexposição se tornou algo comum e um meio de fuga dos problemas da realidade, por meio dela se espera uma aprovação alheia e um sentimento de adoração pelos milhões de seguidores. Apesar disso, as relações da realidade são deixadas de lado e o mais importante acaba se tornando as curtidas, fato que acontece no filme citado anteriormente, onde a protagonista se afasta de sua família por achar as redes sociais mais importantes.

Ademais, essa exposição pode deixas os indivíduos vulneráveis a comentários negativos e a aprovação tão almejada se torna crítica, afetando diretamente a sua integridade psicológica e no desenvolvimento de transtornos mentais, tal como depressão e ansiedade.

Sendo assim, cabe ao Ministério da Saúde junto aos municípios realizar uma campanha midiática de conscientização que por meio de palestras e rodas de conversa em postos de saúde irão alertar a população sobre os perigos da superexposição digital, com o objetivo de mudar a postura e trazer o debate para a sociedade, além de evitar que ocorram casos extremos que envolvam transtornos mentais, lembrando sempre que a vida se vive fora das telas.

Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.




Escrito por
Luana
Luana Santos Lima

1º ano do ensino médio - EEEMI Professora Maria Dolores Veríssimo Madureira - SJC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...