Alunos

Algumas tendências para o mundo pós pandemia

As pessoas estão ansiosas pelo fim da pandemia, mas será que você já pensou nas consequências que essa enfermidade poderá trazer?

RAFAELLA ZULIETTI

Escrito por Rafaella Cajazeira Zulietti

20 MAI 2021 - 15H28

Foto: Reprodução pandemia (Foto: Reprodução)

A última vez que lidamos com uma pandemia tão misteriosa e de longo alcance foi em 1918, quando o vírus da Gripe Espanhola devastou nações em todo globo terrestre. As pandemias de 1918 e de 2020 compartilham semelhanças, tendo relação em um vírus que abalou o mundo e todos os aspectos da sociedade. Baseando-se nessa ligação entre as enfermidades, estudiosos apontam que o mundo pós-pandemia será diferente, e os impactos da Covid-19 já são sentidos em nossas vidas, com mudanças que vão além do isolamento social.

A partir desse momento, perguntas são feitas. O que enfrentaremos num futuro próximo? Uma preocupação já existente no mundo todo é a recuperação da economia. As companhias que estão superando este novo cenário, passaram por um processo de adaptação, se inovando tecnologicamente e optando pelo trabalho remoto.

Diante disso, podemos citar como uma nova tendência que veio para ficar, o “home office”. Método que se adapta em pequenas e grandes empresas. Observamos que nos dias de hoje muitos negócios optaram por não ter mais um local físico, e somente remoto. Isso diminui os gastos fixos dos empresários, e aumenta os lucros. Sendo assim, as pessoas que desejarem ingressar nesse mercado de trabalho modificado, deverão não só ser especialista no seu meio de atuação, mas também possuir um bom conhecimento na área tecnológica.

Entrando no contexto da Gripe Espanhola que ocorreu no século XX, depois de um período de recolhimento e morte, houve uma grande explosão de vida e aumento no consumo. Posto isto, observa-se que o comportamento pós-pandêmico se assimila ao comportamento pós-guerra. Assim, de acordo com um artigo da CNN Brasil, há um consumo excessivo de supérfluos, e uma necessidade de extravasamento na sociedade. Já que houve um aumento no grupo de pessoas que ficaram tanto tempo isoladas, tendo a necessidade de se “libertarem” quando a situação melhorar.

Esse comportamento de euforia, poderá levar a humanidade ao desperdício econômico, regressão da fé religiosa e promiscuidade. Um exemplo disso, foi o Carnaval carioca em 1919, após a Gripe Espanhola, um dos mais obscenos e libertadores da história da nação verde-amarela. Conforme o médico sergipano, Almir Santana, "essa postura da sociedade aumenta as DST’s (Doenças sexualmente transmissíveis)".

Economistas apontam que com todo esse consumismo e o grande número de desempregados, muitas pessoas se endividarão. Além disso, com o isolamento social que estaciona em partes a economia, correríamos o risco da pandemia de hoje deixar sequelas graves; como a Crise de 1929, onde o mundo entrou em parafuso a partir do “Crash” da bolsa de Nova York. Naquele ano, o Brasil perdeu em menos de 24 horas todo o seu mercado do Café, sua principal economia da época.

Vale ressaltar também as consequências na educação pós-pandemia. Com o ensino remoto, a sala de aula mudou completamente, e muitos alunos não se adaptaram a esse novo método. Isso gerou uma preocupação enorme entre os professores e gestores educacionais. De acordo com dados divulgados pelo Secretário da Educação de São Paulo, estudantes brasileiros poderão levar até 11 anos o tempo para recuperar aprendizagem de língua portuguesa e matemática perdida por alunos na pandemia. Entretanto, houve adeptos ao EAD, e assim, esse meio de dar aula não vai acabar, pelo contrário, muitas escolas investirão nos caminhos de aprendizagem virtual, que se integrem aos presenciais.

Em síntese das possíveis tendências de comportamentos mais significativos, fica uma reflexão, baseada em sociólogos, para cada um em forma de questionamento: “Como estou me preparando para o momento pós-pandêmico?”.

Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Meon Jovem.

Escrito por
RAFAELLA ZULIETTI
Rafaella Cajazeira Zulietti

1ª série - Colégio Embraer Juarez Wanderley - São José dos Campos, SP

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.