Alunos

Alunos da rede estadual de Taubaté desenvolvem tijolos sustentáveis com isopor

New Block é um projeto sustentável da Escola Estadual Cesídio Ambrogi

E.E cesidio ambrogi (Divulgação)

Escrito por Maria Vitória Batista

29 NOV 2023 - 09H02 (Atualizada em 29 FEV 2024 - 11H02)

Divulgação

As casas sustentáveis são ideias pouco vistas e pouco faladas. Não se pensa em casas sustentáveis como um meio agradável e sem resíduos para o meio ambiente. Acreditam que quando se fala em construção sustentável se pensa em uma casa feita de lixo, mas não é assim. Alunos da Escola Estadual Cesídio Ambrogi, em Taubaté, estão fazendo história ao criar uma solução inovadora para a construção sustentável. Supervisionado pelo professor Cristiano de Matemática, o "New Block” visa transformar resíduos de isopor em tijolos ecológicos que podem revolucionar a indústria da construção.

Em um mundo sustentável e que visa a preservação do meio ambiente e a pegada do carbono, o bloco sustentável, ou conhecido como tijolo sustentável é produzido a partir de uma combinação de isopor reciclado, materiais naturais e aditivos que conferem resistência e durabilidade. O resultado é um produto que atende aos padrões de qualidade da construção civil e, ao mesmo tempo, contribui para a redução dos resíduos de isopor. que poluem o meio ambiente.

O isopor, conhecido por sua má reputação devido à sua contribuição para a poluição ambiental, tornou-se o ponto de partida para esse empreendimento inovador. Com orientação de seus professores, os estudantes envolvidos no projeto "New Block" descobriram uma maneira de reciclar o isopor descartado, transformando-o em um material de construção durável e sustentável.

A ideia do professor surgiu após o término de seu curso na faculdade de engenharia, onde ele tinha que desenvolver um projeto de conclusão. Ele pensou em um tipo de tijolo que atingisse as normas de construção e fosse uma opção viável de blocos. Além disso ele visou ser uma opção que fosse sustentável e que não gerasse resíduos e uma economia financeira.

O professor desenvolveu também uma laje feita a partir de garrafas pet para tirar os resíduos que são descartados no meio ambiente. Além disso com base em dados coletados a construção fica até 40% mais barata, os tijolos oferecem vantagens econômicas e ambientais, com produção de baixo custo.

O próximo passo é que o produto seja utilizado por empresas de construção civil, para uma melhoria econômica e sustentável. Uma pegada ambiental e que incentiva a reciclagem de produtos descartáveis como o isopor. O “New block” traz construções mais verdes e economicamente viáveis.

Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.





Escrito por
E.E cesidio ambrogi (Divulgação)
Maria Vitória Batista

2° ano do Ensino Médio - EE Professor Cesídio Ambrogi - Taubaté

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...