O amor pode ser expresso de diversas formas. Pensando nisso, em 1992, Gary Chapman publicou o livro de psicologia “As Cinco Linguagens do Amor”, no qual explica como cada indivíduo demonstra amar e ser amado. Assim, para uma comunicação assertiva e bons relacionamentos é fundamental que conheçamos nossa linguagem do amor. Vale ressaltar que cada pessoa possui suas particularidades e que é possível ter duas ou mais dessas linguagens.
Toque físico
O toque físico significa que você ama e se sente amado ao ser tocado. Beijos, abraços, mãos dadas, carinho, fazem parte dessa linguagem do amor.
Tempo de qualidade
Quando se dedica tempo exclusivo à pessoa amada. Essa linguagem é uma das que mais se destacam atualmente, visto que em meio tantos compromissos do dia a dia, é difícil reservar um tempo de qualidade. São exemplos dessa linguagem: passeios no parque, piqueniques, ouvir atentamente, ir ao cinema, dentre outros.
Atos de serviço
O amor é manifestado por meio de atitudes. Lavar a louça, preparar uma refeição, arrumar a cama, entre outros atos de serviço, demonstram à pessoa o quão importante ela é, e principalmente, que você faz de tudo para vê-la feliz e realizada.
Presentes
Como o próprio nome já diz, essa linguagem diz respeito ao ato de presentear a pessoa amada. Seja com uma roupa/sapato, perfume, livros, chocolate ou cartas feitas à mão, essa pessoa se sente amada com o valor simbólico do que é presenteado, independentemente de seu valor financeiro.
Palavras de afirmação
O amor é expresso por palavras. “Você é importante para mim”, “se cuida”, “me avisa quando chegar em casa”, “te admiro muito”, “te amo”, são exemplos. Para essas pessoas, a verbalização é fundamental.
Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.