O dia 20 de novembro é marcado como o Dia da Consciência Negra no Brasil, uma data que homenageia a memória de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do país, que resistiu bravamente à escravidão até ser morto em 1695. A data também é uma oportunidade de reflexão sobre a situação dos negros na sociedade brasileira, que ainda enfrentam discriminação, desigualdade e violência.
Apesar de ser uma data comemorativa em todo o território nacional, e feriado em alguns estados e cidades, muitas pessoas não se importam com o significado do Dia da Consciência Negra, e até mesmo questionam a sua existência. Essas pessoas ignoram a história de luta e resistência dos negros no Brasil, e também a sua contribuição para a formação da cultura e da identidade nacional.
Além disso, muitas pessoas são racistas no dia a dia com pessoas negras, seja de forma explícita ou velada. O racismo se manifesta em atitudes, palavras, gestos, olhares que inferiorizam, humilham, ofendem, é até mesmo excluem as pessoas negras. O racismo também se expressa em estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais, que privilegiam os brancos e marginalizam os negros.
O Dia da Consciência Negra é uma forma de combater o racismo, de valorizar a diversidade, de reconhecer a importância dos negros na história e na sociedade brasileira, e de reivindicar os seus direitos e a sua cidadania.
Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.