Alunos

Direitos humanos

Confira mais um texto participante do Meon Jovem

Maria_Gabriela_foto

Escrito por Maria Gabriela Assis Silva

04 DEZ 2023 - 13H17 (Atualizada em 22 FEV 2024 - 18H06)

Divulgação

Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo viu a necessidade de prevenir novos confrontos, devido à grande devastação gerada por esse evento. Assim foi criada a Organização das Nações Unidas, que em 1948 lançou a Declaração Universal de Direitos Humanos, reconhecendo os direitos básicos inerentes ao ser humano. 70 anos após sua criação, ainda existem aqueles que desconhecem seu conteúdo e não os garantem.

Sob um primeiro viés, é nítido que a DUDH é de aceitação obrigatória a todos os países que desejem adentrar a organização. Ademais, sua principal atribuição é garantir a igualdade de direitos, a liberdade e a dignidade humana. Todavia, a declaração não é uma lei, é livre de sanções e sua incorporação à constituição cabe a cada nação. Dessa forma, é possível encontrar países que a violam constantemente.

Além disso, em uma frase do Papa Francisco, ele diz que: "Os direitos humanos são violados não só pelo terrorismo, a repressão, os assassinatos, mas também pela existência de extrema pobreza e estruturas econômicas injustas, que originam as grandes desigualdades."

No Brasil, em meio a um cenário político conturbado, discursos que ferem os direitos humanos têm ganhado espaço, principalmente na internet. Isso demonstra a vulnerabilidade social causada pelo descumprimento da Carta Magna, tornando o poder político ineficaz.

Dessa forma, é evidente a necessidade de intervenção governamental. Cabe então, ao Ministério dos Direitos Humanos, responsável pela organização social do indivíduo, a gestão eficaz do bem-estar social, fazendo-o por meio da melhoria da fiscalização e da proteção dos direitos humanos, afim de que, a sociedade possa se encontrar em situação de pleno convívio e harmonia social.

Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.





Escrito por
Maria_Gabriela_foto
Maria Gabriela Assis Silva

2º ano do ensino médio - EEEMI Professora Maria Dolores Veríssimo Madureira - SJC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...