Alunos

Golpes com CPF: Como se prevenir e como proceder caso aconteça

Como se proteger dos golpes mais comuns com CPFs

Ryan

Escrito por Ryan Ribeiro

11 OUT 2021 - 09H36 (Atualizada em 11 OUT 2021 - 10H04)

Reprodução Computador, mão, carteira (Reprodução)

Os golpes com CPF (Cadastro de Pessoa Física) já viraram comuns, só em 2020 as fraudes desse tipo cresceram em 166%. As compras online aumentaram por conta da pandemia e, junto com elas, os golpes, em específico os com CPF.

Colocar CPF na nota, ou cadastrar-se em um site de compras online é normal. Mas você já pensou que se o seu CPF cair nas mãos de pessoas erradas, isso pode te gerar um problemão?

Para evitar fraudes com CPF, é recomendado que você preste bastante atenção nas suas compras online ou para quem você "empresta'' os seus dados. É comum que um amigo, conhecido ou primo peça seus dados para receber uma transferência ou fazer compras, mas se ele estiver mal-intencionado, vários crimes podem acontecer com os seus dados.

Também é recomendado ter cuidado ao descartar documentos e cartões. Os bancos tradicionais, recomendam que você leve o cartão que deseja descartar na agência mais próxima de sua casa e peça que eles façam o descarte seguro. Mas caso seu banco não tenha agência física, a recomendação é que você risque a tarja preta que fica no verso do cartão, danifique o chip, que fica na frente do cartão e picote o cartão em vários pedaços, dificultando assim, a leitura de qualquer informação pessoal que ali havia.

Reprodução: Internet
Reprodução: Internet

Caso aconteça, você sabe como proceder? O advogado Stenio Xavier, contou para gente o que fazer caso aconteça alguma fraude com o seu CPF.

"Na verdade, quando um indivíduo tenta aplicar esse golpe em alguém, ele já estudou algumas coisas da vida dessa pessoa. Amigos, encontrou telefones, meios de contato que estão expostos na internet. Infelizmente as pessoas não se atém muito a isso." Afirma.

E continua: "Normalmente, eles vão para um lado mais pessoal, falam que são um parente, um amigo."

"Um exemplo, se eu entro em contato com você pedindo dinheiro emprestado. É importante que você ligue para mim perguntando 'olha, acabei de falar com você. É isso mesmo? Tá precisando mesmo?', outra situação que é importante tomar cuidado, é aquela de pedir dinheiro emprestado falando “eu vou pagar uma coisa”. A pessoa tem que passar o pix da conta dela, não de terceiros." Reforça sobre os cuidados na internet.

Ele conta que, caso aconteça, você tem que ir até a delegacia mais próxima de sua casa, para registar um boletim de ocorrência por estelionato. Caso haja a abertura de um contrato, como empréstimo ou seguro, você terá que abrir um processo cível para provar que não foi você que fez isso.

Ele afirma que "Na internet a gente consegue consultar, claro que, pessoa física é mais inseguro. Mas em algumas plataformas você até consegue ver a avaliação do vendedor, se entrega direitinho, o atendimento."

Vale dizer que, existe um agravante quando o crime acontece com idosos ou pessoas em vulnerabilidade, isso consta no artigo 171 parágrafo 4° do Código Penal.

O artigo de estelionato, 171, diz que: " Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento". E o parágrafo 4° diz: "A pena aumenta-se de 1/3 (um terço) ao dobro, se o crime for cometido contra idoso ou vulnerável, considerada a relevância do resultado gravoso. (Redação dada pela Lei nº 14.155, de 2021)".

Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.





Escrito por
Ryan
Ryan Ribeiro

9º ano do Ensino Fundamental - Fundhas - São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.