Em 1988, como uma instituição de caráter civil, responsável por zelar pelos bens públicos do município, a guarda civil municipal (atualmente conhecida como GCM) é extremamente reconhecida em São José dos Campos, sendo com um serviço 24 horas nas ruas e apoia aos bens públicos. Entretanto, vale ressaltar o reconhecimento das mulheres no guarda civil municipal, que merece se tornar um alvo de destaque atualmente.
A Câmara Municipal de São José dos Campos aprovou, em 8 de novembro de 2023, o projeto do prefeito Izaias Santana que visa promover a igualdade de gênero às mulheres na Guarda Civil Municipal (GCM). A matéria altera a Lei Complementar n° 97, de 29 de novembro de 2017, que dispõe sobre o Estatuto da Guarda Civil Municipal, estabelecendo percentual mínimo de 20% para o sexo feminino em todos os níveis de carreira da GCM, inclusive nas carreiras de Subinspetora e de Inspetora da Guarda Civil. Mesmo assim, por grande parte da prefeitura está em ação, mas não há reconhecimento.
Em entrevistas realizadas com moradores de São José dos Campos, 2 a cada 4 mulheres apresentaram reconhecer a presença de mulheres no guarda civil municipal. Dessas perguntas realizadas elas apontavam se sentir seguras em relação ao serviço prestado, mas não notavam a presença de mulheres na maioria desses serviços, elas também alegaram desconhecer do programa “Patrulha Maria da Penha” e adicionaram comentários ressaltando que poderiam ter mais mulheres presentes.
Em entrevistas realizadas com homens mostra que 1 a cada 4 se sentem mais confiáveis com serviços municipais e 2 entre os tais demonstram reconhecer a presença de mulheres no guarda civil, mas desconhecendo a “Patrulha Maria da Penha”. Em perguntas realizadas a eles foi demonstrado apoio ao aumento de mulheres no guarda civil municipal, dentre essas respostas apontaram benéficos como inteligência e melhor respeito por formação de mulheres como guardas civis municipais. Perguntas pessoais realizadas aos homens descrevem uma resposta a igualdade e liberdade de melhor impor mulheres no serviço.
Em relação a esses serviços 20% da presença das mulheres é um valor gratificante e visa aplicar sob os valores de lei do município, os processos seletivos do município de São José dos Campos busca a eficácia e igualdade para formação de novos GCM’s, sobretudo sua divulgação e reconhecimento não demonstra resultados ainda mais voltado as mulheres. Sobretudo qual sua opinião? Experimente realizar esses questionamentos com colegas e amigos próximos e tire suas conclusões também.
Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.