Alunos

Nipah: O vírus que assombra a Índia

Saiba tudo sobre o vírus que fez a Índia fechar escolas e escritórios

Logo ideia

Escrito por Maria Eduarda Palma

17 OUT 2023 - 08H44 (Atualizada em 28 FEV 2024 - 10H21)

Vírus Nipah é um vírus transmitido por morcegos. A infecção pelo vírus Nipah pode provocar desde síndromes respiratórias agudas a encefalites mortais. Foi detectado pela primeira vez em 1998, durante um surto em Kampung Sungai Nipah, na Península da Malásia, causando 105 mortes. Agora, em 2023 reaparece pela Índia assustando toda a população e à deixando em lockdown tal como em 2020 durante a pandemia.

Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA
Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA


O país está tomando medidas para conter o vírus, entre elas está o fechamento temporário de escolas e instituições públicas, até o momento foram confirmadas duas mortes pela região e outros três pacientes positivos para o vírus. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o vírus é conhecido por ser zoonótico, o que significa que ele pode ser transmitido por animais como morcegos para humanos e também pela ingestão de alimentos infectados e até mesmo diretamente entre as pessoas.

National Geographic
National Geographic


De acordo com as autoridades da Índia, quase 800 pessoas foram testadas já e está tendo uma hipervigilância em Maruthonkara que foi o vilarejo com o primeiro paciente

positivo. Foi informado pela OMS que os sintomas podem ser bem parecidos com gripe muito forte, incluindo dores de cabeça, dores musculares, vômitos e dor de garganta. Também chegou à mídia que a taxa de letalidade está estimada entre 40% a 75% e que por enquanto ainda não foi encontrado um tratamento adequado.

E para tranquilizar uma das maiores preocupações, foi informado em matéria publicada pela BBC News Brasil, especialistas indicam que a probabilidade de uma disseminação rápida do Nipah é pequena, pelo menos por hora. Mesmo assim, é importante que as autoridades nacionais e internacionais permaneçam atentas.

Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.





Escrito por
Logo ideia
Maria Eduarda Palma

3º ano do Ensino Médio - Instituto Ideia - São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.