Em São Paulo, existe um bairro muito conhecido pelas comunidades Geek e Nerd chamado Bairro da Liberdade. Muito popular pela influência da cultura japonesa, esse bairro é cheio de pontos turísticos interessantes que proporcionam diversão para toda a família.
Memórias do bairro
Muitas vezes relacionamos o bairro da Liberdade apenas à cultura japonesa, mas o mesmo possui várias camadas da cultura, o que significa que só vemos o superficial. Mas este bairro também tem outras culturas. Temos como exemplo os coreanos e chineses, mas você sabia que os habitantes da Liberdade são predominantemente pessoas negras?
Liberdade!
“Liberdade, liberdade, liberdade! Foi o que uma multidão gritou em 20 de setembro de 1821 ao ver a corda que enforcaria Francisco José Chagas arrebentar pela terceira vez. O cabo negro havia sido condenado à morte por ter liderado uma revolta pelo não aumento de salários. O enforcamento ocorria no Largo da Forca, que passou a ser conhecido como Liberdade após os gritos de súplica da multidão que assistia o ato. Chaguinhas não foi perdoado e foi morto a pauladas na frente de todos. Mas entraria para sempre no imaginário popular.”, segundo o site Catraca Livre.
Após ter sobrevivido ao enforcamento três vezes, foi relacionada à Chaguinhas a habilidade de realizar milagres. Até hoje, as pessoas pedem à Chaguinhas para realizar seus pedidos, indo até a Capela dos Aflitos, na Rua dos Aflitos, no Bairro da Liberdade.
Nesta imagem, podemos ver faixas e papeis com pedidos e agradecimentos para Chaguinhas.
Segundo o geógrafo Diego Bocci, uma série de mudanças na vida dos imigrantes foi desencadeada com o início da 2ª guerra mundial, então houve o rompimento das relações entre o Brasil e o Japão e uma das consequências foi notada em uma colônia japonesa no Bairro da Liberdade, com forte fluxo migratório. Mas após a 2ª Guerra Mundial, a situação da colônia foi normalizada. Parte destes imigrantes continuou no bairro após esse conflito, outra parte voltou ao Japão.
Mas, a quem interessa este “pequeno Japão” em São Paulo? Bem, por serem responsáveis pela produção de quadrinhos e mangás, animes e games, os jovens e adolescentes, além de adultos que se interessam pelo assunto, visitam o bairro para saber mais sobre a cultura japonesa e para comprar produtos de seus interesses.
Dicas de passeio e pontos turísticos
O bairro da Liberdade está cheio de restaurantes e lojas temáticas, além de uma infinidade de galerias e bancas que vendem mangás, games e animes. Nas ruas do bairro vemos grafites de personagens famosos, cosplays, e enormes action figures. É uma ótima opção de passeio para toda a família. Explorando o bairro, conseguimos encontrar diversas construções e lugares interessantes, como um rio oriental, arcos vermelhos, entre outros detalhes.
Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.