O Titanic é um dos mais famosos naufrágios, e até fez parte de um filme que levou seu nome - você já deve ter ouvido falar ou já assistido ao filme sobre o navio.
Nessa história conhecida, Titanic atravessaria o oceano Atlântico, mas, por ter colidido com um iceberg às 23:40 de 14 de abril de 1912, acabou afundando. E para deixar a história ainda mais trágica, não havia botes suficientes para salvar todos no navio.
A teoria de que não foi o Titanic que afundou foi criada por Robin Gardiner, que escreveu o livro chamado "Titanic, The Ship That Never Sank?", detalhando essa possibilidade.
Nessa teoria da conspiração, o irmão de Titanic, RMS Olympic, é que afunda. Toda essa história seria bolada pela empresa que produziu os navios, a White Star Line, que receberia uma grande quantia de dinheiro da companhia de seguros, se o navio afundasse.
De acordo com o livro, os responsáveis pela White Star Line trocaram os nomes dos navios. Assim, Olympic estaria com o nome de Titanic e o Titanic estaria com o nome Olympic. Essa troca foi muito fácil, pois os dois navios eram quase idênticos.
Em 1909, na Irlanda, o Titanic começou a ser construído, e foi a segunda embarcação feita da classe Olympic, que era um transatlântico. O primeiro navio desta classe, RMS Olympic, foi lançado um ano antes do seu irmão e, até aí, era o maior navio que existia.
Sua data de lançamento foi em 20 de outubro de 1910, mas só foi ao mar em 14 de junho de 1911. Sua primeira viagem obteve sucesso. O segunda da classe foi o Titanic, e houve um terceiro, HMHS Britannic. Cada um deles era maior que o outro, esse era o objetivo da empresa.
Depois que o Titanic afundou, a empresa redesenhou o modelo, assim o Britannic ficou diferente do Olympic e do Titanic.
O Britannic foi lançado em 26 de fevereiro de 1914, e sua primeira viagem, assim como o Olympic, obteve sucesso. Depois fez muitas viagens, mas como parece uma tradição, no dia 21 de novembro de 1916 também naufragou.
Como dois dos navios afundaram, só um sobrou, o primeiro, o Olympic, que teve uma longa carreira, de 1911 a 1935.
Mas voltando à teoria, o escritor Robin afirma que foi o Olympic que afundou, e está submerso até hoje. Segundo Robin, diversas vezes o RMS Olympic se chocou com várias coisas, incluindo navios. E uma das colisões mais sérias ocorreu em setembro de 1911, quando se chocou com o navio HMS Hawke; assim, a teoria começa. O acidente causou danos sérios à estrutura do navio, principalmente na quilha da embarcação, e acabou destruindo um dos eixos na hélice do navio.
Dessa forma, temos duas versões da história. A primeira diz que, depois dos danos, a companhia de seguro teria se recusado a consertar o navio porque ficaria muito caro. E a segunda diz que o Olympic nem estava incluso nos seguros da White Star Line. Concluindo, o navio não seria arrumado de qualquer maneira.
A empresa estava passando por dificuldades financeiras, tinha um navio quebrado, e precisava de uma grana extra. Até que alguém teve uma ideia. Por que não afundar o navio danificado e ganhar o dinheiro do seguro?
Você deve estar se perguntando: "Mas o seguro não tinha se recusado a pagar o conserto? Como iriam pagar o navio inteiro?" E é aí que a teoria começa a fazer sentido.
A única forma de receber o dinheiro da companhia de seguros seria se o Titanic afundasse. Então a seguradora seria obrigada a pagar 750 mil libras, e a White Star Line conseguiria consertar os dois navios. Assim, a empresa projetou o plano maléfico de trocar as identidades dos navios. Quando o suposto Titanic (que seria o Olympic) afundasse, o Olympic (que seria o Titanic) ficaria intacto.
Não se sabe se o plano era realmente afundar o navio ou apenas causar algum acidente, para que as pessoas fossem resgatadas e a empresa recebesse o dinheiro do seguro.
Então, segundo a teoria, depois que o Olympic afundou, Titanic passou a fazer todas as viagens.
Porém, pelo acidente ter tido muitas vítimas, as pessoas duvidam da crueldade de Jp Morgan e Bruce Ismay, que eram sócios da White Star Line. Por isso, vale lembrar que é apenas uma teoria.
O que você acha que aconteceu? Em qual versão você acredita? Deixe nos comentários!
Com supervisão de Nicole Almeida.
Apoio aos Alunos:
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.