A história de Marie Sklodovska Curie se inicia em Varsóvia, na Polônia, em 1867. Aos 11 anos, um fato marcou sua vida, o falecimento de sua mãe e de sua irmã. Mesmo com essas perdas, seu pai sempre a encorajava a seguir o caminho da ciência, e assim o fez.
Vivendo em um país controlado pela Rússia czarista, a jovem polonesa mudou-se para a França, onde graduou-se bacharel em física e matemática.
Em 1896, o cientista Antoine Henri Becquerel incentivou Marie e seu esposo, Pierre Curie, a estudar as radiações por ele descobertas, emitidas pelos sais de urânio. Logo não demorou para que Marie Curie ganhasse o Prêmio Nobel de Física, tornando-se a primeira mulher a receber a honraria.
As pesquisas realizadas por Marie resultaram na descoberta de dois novos elementos químicos: o polônio, em homenagem à sua terra natal, e o rádio. Em 1911, recebeu outro Nobel, desta vez de Química – por suas pesquisas com o rádio, tornando-se a primeira pessoa, até o momento, a ganhar duas vezes o Prêmio Nobel.
Marie Curie deixou um legado incrível, não só por ganhar dois prêmios Nobel, mas também por ser fundadora do Instituto do Rádio, em Paris, onde se formaram cientistas de importância reconhecida.
A cientista polonesa deixou uma enorme sabedoria para a humanidade e isso já dá para se perceber apenas por uma de suas frases. “Vocês não podem esperar construir um mundo sem melhorar as pessoas. Cada um de nós deve trabalhar na sua própria melhora.”
Fontes: https://www.instagram.com/p/CHitIohDM9R/ https://canalciencia.ibict.br/nossas-informacoes/ciencioteca/personalidades/item/325-marie-curie#:~:text=Numa%20%C3%A9poca%20em%20que%20a,e%20de%20novos%20elementos%20qu%C3%ADmicos. https://brasilescola.uol.com.br/quimica/maria-curie-descoberta-radioatividade.htm
Parceria:
Com supervisão de Samuel Strazzer, jornalista no Grupo Meon.
Justiça determina que Prefeitura de Taubaté volte a pagar dívida com o CAF
Não pagamento pode bloquear repasse de verbas
Memphis indica retorno ao Brasil e Corinthians corre para pagar dívida
Clube foi notificado por atraso de mais de R$ 6 milhões
Ônibus e micro-ônibus são incendiados em Jacareí
Uma pessoa foi presa. Não há informação de feridos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.