As redes sociais podem ser motivos de distração no trabalho, porém, a tecnologia em si, pode ser a maior aliada da produtividade. Apostar em recursos tecnológicos une a alta produção com a redução de custos, pois a tecnologia economiza tempo e diminui erros que causam prejuízos, quando usada sabiamente. Veja como!
Integrar ferramentas da computação na rotina de trabalho pode parecer caro. Porém, o investimento traz inúmeras vantagens, que influenciam diretamente na produtividade:
Não há fórmula mágica tecnológica para aumentar a produtividade. Cada empresa deve reconhecer suas falhas e buscar os melhores métodos para resolvê-las. Conheça 4 ferramentas que podem ser as soluções para melhorar a produtividade de uma empresa.
Um sistema de gestão integrada, como a ERP (Enterprise Resource Planning), une a automatização de tarefas e otimiza o fluxo de informações. Dessa forma, a troca de dados é automática, sem margem para atrasos. Logo, a equipe não perde tempo buscando informações.
Os sistemas de gestão alertam sobre prazos, emitem relatórios de produtividade regularmente e dados sobre finanças.
Usar tecnologia para o cruzamento de informações torna as decisões mais assertivas, pois além de analisar, os sistemas oferecem sugestões de ações, fazem levantamentos de possibilidades, mostram onde há falhas e categorizam os dados de forma estratégica.
Dessa forma, é possível agilizar fluxos e focar em atividades que trarão resultados reais. Ou seja, sistemas de Data Analytics ou Business Intelligence tornam todos os tipos análise de dados em recursos úteis para as empresas se basearem. Sejam de clientes, de mercado, de produção ou qualquer outro.
A Inteligência Artificial (IA) é a programação que torna computadores capazes de identificar padrões dentro de uma infinidade de dados e, com isso, se aproximarem do pensamento humano. Dessa forma, conseguem realizar atividades que antes dependiam do raciocínio cognitivo humano.
Pode ser usada em diferentes áreas para focar em soluções. Na área comercial, a IA entende as necessidades do cliente e pode atendê-lo da melhor forma, além de apresentar sugestões de atrair tráfego orgânico.
Além da área de vendas, a IA pode criar uma experiência personalizada para cada cliente em qualquer plataforma, como é o caso da Netflix e a seção de filmes “Recomendados para Você”, ou as playlists “Feitas para Você” do Spotify. Essas experiências são baseadas nos gostos de cada cliente, tornando-se únicas.
Por fim, a Tecnologia de Informação (TI), que é um combo de soluções, ferramentas, plataformas e sistemas que atendem a diferentes dores das empresas. De forma resumida, um setor de TI oferece:
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