Brasil

4 Tecnologias que aumentam a produtividade no trabalho

Em meio a um mercado competitivo, empresas que apostam em Inteligência Artificial, Tecnologia da Informação e análise de dados produzem mais

Escrito por Meon

29 SET 2022 - 14H12

Pexels

As redes sociais podem ser motivos de distração no trabalho, porém, a tecnologia em si, pode ser a maior aliada da produtividade. Apostar em recursos tecnológicos une a alta produção com a redução de custos, pois a tecnologia economiza tempo e diminui erros que causam prejuízos, quando usada sabiamente. Veja como!

Como a tecnologia aumenta a produtividade no trabalho?

Integrar ferramentas da computação na rotina de trabalho pode parecer caro. Porém, o investimento traz inúmeras vantagens, que influenciam diretamente na produtividade:

  • Melhora a gestão de tempo e compromissos – Aplicativos e programas que gerenciam a agenda, para que ninguém perca reuniões e prazos;
  • Comunicação mais eficaz – E-mails corporativos e aplicativos de conversação exclusivos para o trabalho tornam a comunicação mais interativa e eficaz, pois tudo pode ser conversado rapidamente e de forma documentada;
  • Aumenta a segurança de dados – Com as informações corporativas seguras, diminuem o número de extravios e problemas que desfocam a equipe;
  • Automação de processos – Automatizar processos é agilizar a produção, que seria normalmente feita por um trabalhador e dar-lhe a oportunidade de fazer um trabalho mais criativo e menos repetitivo;
  • Flexibilidade de jornada – Funcionários podem trabalhar de onde estiverem, desde que cumpram suas demandas.

Ferramentas tecnológicas que aumentam a produtividade

Não há fórmula mágica tecnológica para aumentar a produtividade. Cada empresa deve reconhecer suas falhas e buscar os melhores métodos para resolvê-las. Conheça 4 ferramentas que podem ser as soluções para melhorar a produtividade de uma empresa.

1 - Sistema de gestão empresarial

Um sistema de gestão integrada, como a ERP (Enterprise Resource Planning), une a automatização de tarefas e otimiza o fluxo de informações. Dessa forma, a troca de dados é automática, sem margem para atrasos. Logo, a equipe não perde tempo buscando informações.

Os sistemas de gestão alertam sobre prazos, emitem relatórios de produtividade regularmente e dados sobre finanças.

2 - Análise de dados

Usar tecnologia para o cruzamento de informações torna as decisões mais assertivas, pois além de analisar, os sistemas oferecem sugestões de ações, fazem levantamentos de possibilidades, mostram onde há falhas e categorizam os dados de forma estratégica.

Dessa forma, é possível agilizar fluxos e focar em atividades que trarão resultados reais. Ou seja, sistemas de Data Analytics ou Business Intelligence tornam todos os tipos análise de dados em recursos úteis para as empresas se basearem. Sejam de clientes, de mercado, de produção ou qualquer outro.

3 - Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é a programação que torna computadores capazes de identificar padrões dentro de uma infinidade de dados e, com isso, se aproximarem do pensamento humano. Dessa forma, conseguem realizar atividades que antes dependiam do raciocínio cognitivo humano.

Pode ser usada em diferentes áreas para focar em soluções. Na área comercial, a IA entende as necessidades do cliente e pode atendê-lo da melhor forma, além de apresentar sugestões de atrair tráfego orgânico.

Além da área de vendas, a IA pode criar uma experiência personalizada para cada cliente em qualquer plataforma, como é o caso da Netflix e a seção de filmes “Recomendados para Você”, ou as playlists “Feitas para Você” do Spotify. Essas experiências são baseadas nos gostos de cada cliente, tornando-se únicas.

4 - Tecnologia da Informação

Por fim, a Tecnologia de Informação (TI), que é um combo de soluções, ferramentas, plataformas e sistemas que atendem a diferentes dores das empresas. De forma resumida, um setor de TI oferece:

  • Execução de um software de gestão personalizado;
  • Desenvolvimento de uma infraestrutura de proteção de dados, para monitorar e prevenir o sistema da empresa contra falhas e invasões no sistema;
  • Aplicativos e Sistemas integrados para incentivar a produção em equipe;
  • Ferramentas de sincronização de arquivos na nuvem;
  • Backup remoto;
  • Suporte técnico;
  • Softwares de monitoramento de produtividade;
  • Calculadora de ROI (Return On Investment) para mensurar a rentabilidade de um projeto.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.