O Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos, estabeleceu um novo recorde ao realizar 38 decolagens em uma única hora na última terça-feira (5). Esse feito foi possível graças a uma mudança na estratégia operacional das pistas, que agora permite decolagens em intervalos menores utilizando as duas pistas paralelas.
Antes dessa alteração, as aeronaves só podiam decolar em pistas independentes, o que limitava o fluxo a 36 decolagens por hora. A nova metodologia, implementada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), permite uma decolagem a cada 1 minuto e meio, resultando em uma significativa redução no tempo de espera e maior eficiência durante os períodos de maior movimento.
A otimização do fluxo de decolagens não apenas melhora a operacionalidade do aeroporto, mas também traz benefícios ambientais. Com a utilização mais eficiente das pistas paralelas, espera-se uma redução no consumo de combustível, economia de tempo e uma diminuição nas emissões de CO2, o que representa um avanço tanto para a eficiência operacional quanto para a sustentabilidade.
Até setembro de 2024, o Aeroporto de Guarulhos havia registrado cerca de 216 mil operações de pouso e decolagem. Com a nova medida, espera-se que o maior aeroporto do Brasil ganhe ainda mais agilidade e eficiência, reforçando sua posição de destaque no cenário aeroportuário nacional e internacional.
RMVale: Fatecs abrem inscrições para 935 vagas em cursos gratuitos
Interessados devem se inscrever até 7 de novembro
Rubio ameaça resposta dos EUA após condenação de Bolsonaro
Secretário de Estado americano fala em “caça às bruxas”
MPF pede cancelamento de concessões da Jovem Pan
Condenação seria por suposta campanha de desinformação
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.