Brasil

Após ataque de deputado ao papa e arcebispo de Aparecida, CNBB cobra reparação jurídica

Parlamentar se referiu a Dom Orlando Brandes como “safado” e “vagabundo” durante sessão plenária na quinta-feira passada

Escrito por Ana Lígia Dal Bello

18 OUT 2021 - 20H22

Reprodução

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou no domingo (17) uma Carta Aberta ao presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), o deputado estadual Carlão Pignatari. Uma versão da carta deve ser entregue em mãos.

No documento, a CNBB rejeita “fortemente as abomináveis agressões” ditas na Tribuna da Alesp pelo deputado estadual Frederico D’Ávila (PSL) na quinta-feira passada (14), data em que o órgão celebrava 69 anos de presença no Brasil.

O político, diz a carta, agiu com ódio descontrolado e desferiu ataques ao Santo Padre o Papa Francisco, à própria CNBB e ao arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes. Com esta atitude, o deputado “feriu e comprometeu a missão parlamentar”. O documento fala em reparação jurídica “pelo bem da democracia brasileira”.

“As ofensas e acusações, proferidas pelo parlamentar - protagonista desse lastimável espetáculo - serão objeto de sua interpelação para que sejam esclarecidas e provadas nas instâncias que salvaguardam a verdade e o bem - de modo exigente nos termos da Lei”, diz trecho da carta.

Reprodução
Reprodução
Deputado estadual Frederico D'Ávila (PSL)


Saiba o que aconteceu

No dia 14, o deputado Frederico D’Ávila se referiu ao arcebispo de Aparecida como “vagabundo” e “safado”, além ter afirmado que o clérigo “se esconde atrás da sua batina para fazer proselitismo político”. O parlamentar se referiu à homilia de Dom Orlando no dia de Nossa Senhora Aparecida -- "para ser pátria amada, não pode ser pátria armada".

O parlamentar ainda disse que a CNBB é um câncer que precisa ser extirpado do Brasil e que “quem se submete a esse papa é vagabundo também”.

Na Sessão Plenária Ordinária realizada nesta segunda-feira (18), o deputado se desculpou pelo episódio da semana passada, quando estava “inflamado por problemas havidos nos dias anteriores”. Ele afirma ter sido vítima de tentativa de homicídio.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Lígia Dal Bello, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.