Brasil

Banco Central permitirá acesso a dados de usuários sob investigação

Medida passa a valer a partir de 1º de setembro

Escrito por Meon

23 AGO 2023 - 11H15 (Atualizada em 23 AGO 2023 - 13H41)

einvestidor

Nesta quarta-feira (23), o Banco Central anunciou, que a partir do dia 1º de setembro, a polícia, Ministérios Públicos, e outros entes públicos que tenham atribuições legais de persecução penal, de controle ou de apuração de irregularidades poderão consultar diretamente dados cadastrais, vinculados às chaves PIX, de usuários que estejam sob investigações.

+ Leia mais notícias da Brasil

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

De acordo com a entidade, o compartilhamento de informações entre o Banco Central (BC) e tais entes públicos se torna seguro e eficiente. E vai ser possível facilitar a identificação e eventual responsabilização de usuários que utilizaram o Pix para cometer crimes.

As autoridades terão acesso a dados cadastrais vinculados às chaves Pix, como CPF/CNPJ, instituição de relacionamento, nome do usuário, chaves cadastradas, número da agência e da conta, tipo da conta, data de criação da chave, a abertura da conta, entre outros.

No momento, quando é solicitado pelas autoridades de persecução penal, o fornecimento desses dados é realizado de forma não automatizada, mediante tratamento individualizado pelos servidores do BC.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...