Com 4 votos a favor e 1 contra, Jair Messias Bolsonaro se torna inelegível pelos próximos 8 anos. O voto que decidiu o destino do ex-presidente, foi o da vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia. Os Ministros Nunes Marques e Alexandre de Moraes ainda irão votar, mas não irá fazer diferença na contagem por ser só mais dois votos.
+ Leia mais notícias da Brasil
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
A ministra começou declarando que acompanha os argumentos do corregedor-eleitoral Benedito Gonçalves, relator do processo movido pelo PDT, e considerou que o discurso de Bolsonaro, enquanto Chefe do Executivo, baseado em críticas às urnas eletrônicas e autopromoção da sua gestão, fez parte de uma estratégia eleitoral, desvirtuando qualquer institucionalidade do encontro com embaixadores estrangeiros.
Carmen Lúcia afirmou que a retórica de Bolsonaro no encontro fez parte de uma estratégia com objetivo de desqualificar o processo eleitoral, e assim fortalecer sua candidatura à reeleição. A ministra também citou as críticas do então mandatário à presença de observadores internacionais nas eleições.
Na terça-feira (27), o relator, ministro Benedito Gonçalves, concluiu que Bolsonaro deve ser condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Na quinta, dois ministros, Floriano Marques e André Tavares, concordaram com as alegações do relator.
Até então, apenas o Ministro Raul Araújo abriu divergência e julgou improcedente o pedido contra Bolsonaro.
Enquanto isso, o vice na chapa de Bolsonaro, Braga Netto, que também está sendo julgado, já recebeu quatro votos pela absolvição.
Bolsonaro foi julgado pela reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, na qual difamou sem provas o sistema eleitoral brasileiro. O encontro foi transmitido pela TV oficial do governo. Na reunião, que na época foi realizada às vésperas do início do período eleitoral, o ex-presidente fez ataques às urnas e ao sistema eleitoral, repetindo alegações, já desmentidas, de fraudes.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.