Nesta sexta-feira, 15 de novembro de 2024, o Brasil celebra os 135 anos da Proclamação da República, marco histórico que extinguiu a monarquia e deu início ao regime republicano no país. O episódio, ocorrido em 1889, foi resultado de um golpe de Estado liderado por militares e políticos, que destituíram o imperador Dom Pedro II, encerrando os 67 anos de monarquia no Brasil.
A transição para a República aconteceu de forma rápida e sem grandes confrontos, quando tropas marcharam até o Ministério da Guerra, no Rio de Janeiro, na manhã daquele dia 15 de novembro. O marechal Deodoro da Fonseca assumiu o poder e proclamou a República, enquanto a família imperial, liderada por Dom Pedro II, foi exilada na Europa dois dias depois, em 17 de novembro.
O impacto do evento foi profundo. O Brasil passou a ser uma república federativa, com maior autonomia para os estados e a separação oficial entre o Estado e a Igreja Católica. A Constituição republicana também estabeleceu a independência dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Embora o voto fosse inicialmente restrito a homens alfabetizados, essa foi uma das primeiras etapas do processo de democratização do país.
Com a data sendo feriado nacional, o comércio costuma fechar em várias cidades, e as rodovias devem registrar grande movimento, já que muitos brasileiros aproveitam o fim de semana prolongado.
Guarda Civil Municipal de Jacareí celebra 65 anos
Cerimônia marcou aniversário da corporação e anunciou reforço no efetivo
Tarcísio oferece efetivo policial de SP para monitorar áreas ocupadas no Rio
Apoio foi oferecido após operação que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e Alemão
Brasileira é morta a facadas na Itália
Companheiro é preso como principal suspeito
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.