Uma suposta ação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra o Paraguai teria sido uma medida de contraespionagem, segundo fontes da própria agência. Funcionários afirmam que o país vizinho iniciou investigações sobre o Brasil durante as negociações das tarifas da usina de Itaipu, o que teria motivado a resposta brasileira.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Interlocutores do Itamaraty indicam que essa movimentação paraguaia ocorreu em 2022, ainda no governo de Jair Bolsonaro, quando começaram as discussões para a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu. O documento, que define a divisão da energia da usina, deveria ter sido renegociado em 2023, mas segue sem acordo.
Servidores da Abin sustentam que ações desse tipo são comuns entre agências de inteligência ao redor do mundo. Eles citam, por exemplo, o caso de 2015, quando os Estados Unidos grampearam o telefone da então presidente Dilma Rousseff, episódio revelado pelo WikiLeaks.
A denúncia sobre a suposta espionagem brasileira foi publicada pelo portal UOL na última segunda-feira (31). No dia seguinte, a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o vazamento do depoimento de um servidor da Abin que teria revelado a operação.
O Ministério das Relações Exteriores nega qualquer ação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva nesse sentido, mas confirmou que uma autorização para a operação foi dada durante o governo Bolsonaro, em junho de 2022. Essa decisão teria sido anulada em março de 2023, já na nova gestão.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
O governo do Paraguai solicitou esclarecimentos ao Brasil e aguarda uma resposta oficial.
Fifa confirma sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil
Quatro cidades ficaram de fora da disputa
Dólar sobe para R$ 5,74 após declarações do FED
Ibovespa fecha com leve queda
EUA querem que PCC e CV sejam considerados grupos terroristas
Americanos pedem punições mais duras e mais cooperação contra facções do Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.