Brasil

Caixa autoriza saque do FGTS a atingidos pelo ciclone no Sul

Valor máximo a ser retirado é de R$ 6.220,00

Escrito por Samantha Pinto

11 SET 2023 - 14H21 (Atualizada em 11 SET 2023 - 14H55)

Divulgação

A Caixa Econômica Federal vai autorizar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em casos de calamidade para os trabalhadores que residem nas regiões do Rio Grande do Sul, e que foram impactados pelo ciclone extratropical.

+ Leia mais notícias da Brasil

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

Para ter direito ao saque, é necessário que o trabalhador tenha saldo na sua conta do FGTS e que não tenha realizado outro saque por motivo de calamidade nos últimos 12 meses. O valor máximo que pode ser retirado é de R$ 6.220.

No entanto, antes de efetuar o saque, é preciso que o município afetado pelo desastre tenha seu estado de calamidade pública ou situação de emergência oficialmente reconhecido pelo governo federal por meio de uma portaria. Uma vez cumprida essa condição, a prefeitura deve informar ao banco público as áreas que foram afetadas pelo desastre.

Após a liberação, os cidadãos poderão realizar o saque do FGTS de maneira digital, utilizando um celular ou o aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência bancária.

Durante o processo de solicitação, o beneficiário terá a opção de indicar uma conta na Caixa ou em qualquer outra instituição financeira para receber os valores, sem custos adicionais.

Atualmente, entre os mais de 50 municípios listados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul como atingidos pelos efeitos do ciclone, seis cidades já possuem habilitação devido a desastres naturais anteriores, permitindo que os residentes dessas localidades solicitem o saque por calamidade imediatamente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...