Brasil

China encerra proibição e retoma importação de frango do Brasil

Decisão tem efeito imediato

Escrito por Bruna Guedes

07 NOV 2025 - 12H30

reprodução

A China anunciou nesta sexta-feira (7) o fim da proibição das importações de frango do Brasil, encerrando um bloqueio comercial que durava seis meses. A decisão foi comunicada pela Administração Geral de Alfândegas chinesa e tem efeito imediato, restabelecendo o comércio com o maior exportador mundial de carne de frango.

As compras haviam sido suspensas em 16 de maio, depois que as autoridades chinesas foram notificadas sobre o primeiro e único caso de gripe aviária em uma granja comercial, localizada em Montenegro (RS). A China é o principal destino das exportações brasileiras do setor, respondendo por uma fatia significativa das vendas internacionais de aves.

Segundo o comunicado oficial, o levantamento da restrição foi feito “com base nos resultados da análise de risco”, conduzida após uma auditoria presencial de técnicos chineses no Brasil no fim de setembro. A visita teve como objetivo verificar as medidas sanitárias e comprovar que o país havia eliminado o risco de novos focos da doença.

O Ministério da Agricultura brasileiro havia declarado o país livre da gripe aviária em 18 de junho, após permanecer 28 dias sem registrar novos casos em granjas comerciais. O governo também notificou a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e os países importadores sobre a normalização da situação.

Em 2024, a China importou mais de 560 mil toneladas de frango brasileiro, de um total de exportações que alcançaram 151 países. Apesar da forte presença no mercado internacional, 64,6% da produção nacional é consumida internamente, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Cada brasileiro consome, em média, 45 quilos de frango por ano.

A ABPA comemorou a decisão, destacando que a retomada das compras chinesas deve reforçar o desempenho do setor até o fim de 2025, com expectativa de novos recordes de exportação.

✅ Receba as principais notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Guedes, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.