A conta de luz vai pesar mais no bolso dos brasileiros em agosto. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta sexta-feira (25) a ativação da bandeira vermelha patamar 2, o nível mais alto do sistema de tarifas, com acréscimo de R$ 7,87 para cada 100 kWh consumidos.
+ Receba as notícias do dia – Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
De acordo com a agência, a decisão foi tomada por causa do volume abaixo da média nos reservatórios e da necessidade de acionar termelétricas, que possuem custo de geração mais elevado.
O sistema de bandeiras tarifárias é utilizado para indicar as condições de geração de energia no país. A bandeira vermelha patamar 1 já estava em vigor desde junho, mas a piora no cenário hidrológico levou à mudança para o segundo patamar.
Economistas apontam que o aumento deve impactar diretamente a inflação. “Ainda vai piorar. Energia será o destaque nas próximas divulgações do IPCA”, disse Andréa Angelo, estrategista da Warren Investimentos, na época da bandeira anterior.
A Aneel reforça a importância de adotar medidas de economia no uso da energia para reduzir o impacto da cobrança adicional enquanto durar o cenário de escassez hídrica.
São José forma 60 novos guardas municipais
Equipe irá reforçar a segurança pública
Copa Alberto Simões de MTB acontece neste domingo (27), em São José
Kits serão entregues neste sábado (26)
IEL oferece mais de 1,4 mil vagas de estágio
São oportunidades em diversas áreas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.