Brasil

CPMI vai intimar “Careca do INSS”

Empresário Maurício Camisotti também vai dar depoimento

Escrito por Meon

04 SET 2025 - 17H20 (Atualizada em 04 SET 2025 - 17H57)

Reprodução

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no INSS intimou Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti a deporem. Os depoimentos estão marcados para 15 e 18 de setembro, respectivamente.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que solicitou à Polícia Legislativa que intimasse pessoalmente Antunes, já que a defesa dele não havia respondido às convocações anteriores.

O escândalo veio à tona em reportagens publicadas pelo Metrópoles a partir de dezembro de 2023, que revelaram que associações ligadas a aposentados arrecadaram cerca de R$ 2 bilhões em um ano, enquanto enfrentavam milhares de processos por fraude nas filiações de segurados. As denúncias resultaram na abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e em apurações da Controladoria-Geral da União (CGU), culminando na Operação Sem Desconto, em abril de 2025, que levou à demissão do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Segundo as investigações, Antônio Carlos Camilo Antunes recebia 27,5% de cada desconto obtido junto ao INSS, usando procurações das associações e realizando pagamentos a parentes de ex-dirigentes do órgão. Já Maurício Camisotti controlava três entidades que faturaram mais de R$ 1 bilhão desde 2021, utilizando laranjas para movimentar os recursos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.