A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no INSS intimou Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti a deporem. Os depoimentos estão marcados para 15 e 18 de setembro, respectivamente.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que solicitou à Polícia Legislativa que intimasse pessoalmente Antunes, já que a defesa dele não havia respondido às convocações anteriores.
O escândalo veio à tona em reportagens publicadas pelo Metrópoles a partir de dezembro de 2023, que revelaram que associações ligadas a aposentados arrecadaram cerca de R$ 2 bilhões em um ano, enquanto enfrentavam milhares de processos por fraude nas filiações de segurados. As denúncias resultaram na abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e em apurações da Controladoria-Geral da União (CGU), culminando na Operação Sem Desconto, em abril de 2025, que levou à demissão do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Segundo as investigações, Antônio Carlos Camilo Antunes recebia 27,5% de cada desconto obtido junto ao INSS, usando procurações das associações e realizando pagamentos a parentes de ex-dirigentes do órgão. Já Maurício Camisotti controlava três entidades que faturaram mais de R$ 1 bilhão desde 2021, utilizando laranjas para movimentar os recursos.
Embraer vende quatro aviões Super Tucano para o Panamá
Contrato consolida presença global da fabricante brasileira no setor de defesa
Jacareí oferece agendamento online para vacina antirrábica de pets
Aplicativo 'Fast Cidadão' ganha nova função
Cavalo morre após ser forçado a puxar charrete em Jacareí
Caso de maus-tratos revolta moradores da zona leste
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.