Brasil

Eritritol: Estudo alerta sobre riscos do adoçante zero para a saúde cardiovascular

Pessoas com fatores de risco para doenças cardíacas devem limitar o consumo do adoçante encontrado em produtos com baixo teor de açúcar e estévia

Escrito por Isabela Sardinha

02 MAR 2023 - 14H16 (Atualizada em 02 MAR 2023 - 14H28)

VICTORIA POPOVA/GETTY IMAGES

O eritritol, um substituto do açúcar usado em produtos com baixo teor de açúcar e adicionado à estévia e monge, foi associado a riscos à saúde, como coagulação sanguínea, derrame, ataque cardíaco e morte, de acordo com um novo estudo liderado pelo Dr. Stanley Hazen, diretor do Centro de Diagnóstico e Prevenção Cardiovascular do Cleveland Clinic Lerner Research Institute.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

De acordo com o estudo publicado na segunda-feira (27) na revista Nature Medicine, pessoas com fatores de risco para doenças cardíacas, como diabetes, têm o dobro de chances de sofrer um ataque cardíaco ou derrame se tiverem níveis elevados de eritritol no sangue.

“Se o seu nível de eritritol no sangue estiver entre os 25% superiores em comparação com os 25% inferiores, haverá um risco duas vezes maior de ataque cardíaco e derrame. Está no mesmo nível dos fatores de risco cardíaco mais fortes, como diabetes”, disse Hazen.

O eritritol faz as plaquetas sanguíneas coagularem mais facilmente, o que pode levar a coágulos que se desprendem e viajam para o coração ou cérebro. Embora os adoçantes com baixo teor calórico, como o eritritol, sejam considerados seguros, o estudo recomenda limitar o consumo de eritritol na dieta.

O eritritol é um álcool de açúcar encontrado naturalmente em frutas e vegetais e é fabricado artificialmente em grandes quantidades. Ele tem cerca de 70% da doçura do açúcar e é considerado zero caloria. O eritritol não tem sabor persistente, não aumenta o açúcar no sangue e tem menos efeito laxante do que alguns outros álcoois de açúcar.

 É usado em muitos produtos com baixo teor de carboidratos comercializados para pessoas com diabetes e é o maior ingrediente em peso em muitos produtos "naturais" de estévia e monge.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Sardinha, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.