Pessoas que nunca conduziram um veículo com câmbio automático frequentemente se questionam se essa opção é mais simples ou vantajosa em relação ao carro com câmbio manual.
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
A distinção fundamental entre o câmbio automático e o manual é que, em um automático, o condutor não necessita retirar as mãos do volante e ficar trocando de marcha. A necessidade de efetuar constantes mudanças de marcha durante um percurso pode resultar em exaustão física e mental para o motorista.
Por esse motivo, o câmbio automático muitas vezes é considerado a solução mais conveniente para lidar com o tráfego intenso em algumas áreas e facilitar o dia a dia do motorista.
Carro Manual
A operação de um carro com transmissão manual envolve principalmente dois componentes essenciais: a embreagem e a alavanca de câmbio. Nesse tipo de veículo, a seleção da marcha apropriada ocorre por meio da atuação da embreagem pelo pedal e do movimento da alavanca para a marcha desejada. O papel da embreagem é interromper o fornecimento de torque do motor. Portanto, durante a mudança de marcha, a embreagem desengata o motor, permitindo que o condutor escolha uma nova marcha. Após a alavanca ser devidamente movida para a posição correta, o motor é gradualmente reengatado pela embreagem.
Câmbio Automático
Apresenta uma vida útil mais longa, proporciona maior conforto e é considerado mais seguro pelo mercado internacional. Entretanto, a manutenção é mais puxada e o consumo de combustível é superior ao da transmissão manual. Na rampa ou em uma subida, o veículo pode ser detido apenas acionando o freio. Requer manutenção regular, incluindo a substituição periódica do filtro e do óleo da transmissão, bem como a intervenção de técnicos especializados.
Tipos de Carros Automáticos
Câmbio automatizado: Este sistema apresenta uma embreagem, mas não requer o uso do pedal de embreagem. As marchas são selecionadas automaticamente.
Câmbio automático: Nesse caso, não há sistema de embreagem, mas as marchas também são trocadas automaticamente pelo veículo.
Câmbio CVT (Transmissão Variável Contínua): Aqui, não há embreagem nem marchas tradicionais. Em vez disso, é empregado um sistema mais moderno e confortável, conhecido como CVT.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.