Após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, o governo federal se mobiliza para abrir novos mercados internacionais e reduzir os impactos à economia.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta quinta-feira (10) que já iniciou articulações diplomáticas com países do Oriente Médio, Sul Asiático e outras regiões do Sul Global, consideradas estratégicas para o agronegócio nacional.
“Vamos intensificar nossas ações nesses mercados, que têm grande capacidade de consumo. São iniciativas proativas para proteger o produtor brasileiro e manter a competitividade da nossa agropecuária”, disse Fávaro em pronunciamento nas redes sociais.
A medida norte-americana, oficializada por Trump em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve entrar em vigor no dia 1º de agosto. O ministro classificou a decisão como “indecente” e garantiu que o Brasil está reagindo com firmeza e diálogo junto aos setores afetados.
Entidades ligadas às cadeias de carne bovina, suco de laranja e café já foram consultadas para buscar soluções conjuntas. Segundo Fávaro, o trabalho de ampliação de mercados já ocorre desde o início do atual governo, e agora será acelerado para evitar prejuízos maiores.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) alertou que a sobretaxa tornará a carne brasileira pouco competitiva nos EUA, o que pode inviabilizar novas vendas ao país. Especialistas também preveem queda nos preços internos, devido ao redirecionamento da produção.
ONU denuncia quase 800 mortes em áreas de ajuda humanitária, em Gaza
Situação continua crítica após meses de intensos combates
Arraiá do Rancho agita São José com música, quadrilha e solidariedade
Festa acontece até domingo (13)
INSS recebe adesões a restituição de descontos ilegais
Medida começou nesta sexta-feira (11)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.