O governo federal anunciou nesta terça-feira (12) as marcas autorizadas a importar veículos desmontados com isenção de imposto de importação. A medida integra a política industrial voltada para manter e ampliar a produção nacional, permitindo que montadoras tragam peças de fora para montagem no Brasil.
👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
A isenção se aplica aos chamados CKD (Completely Knocked Down), veículos totalmente desmontados que chegam ao país para serem montados em fábricas locais. Essa prática é comum no setor automotivo e visa estimular a cadeia produtiva, gerando empregos e agregando valor no país.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a concessão da isenção está atrelada ao compromisso das empresas de manter linhas de montagem no território nacional e cumprir metas de nacionalização de componentes.
Entre as marcas contempladas, estão grandes nomes do mercado automotivo que atuam em diferentes segmentos, de carros populares a veículos de luxo. A lista oficial inclui fabricantes já estabelecidas e novas entrantes que buscam ampliar participação no Brasil. Embora o governo não tenha detalhado as cotas de importação de cada marca, todas deverão seguir parâmetros de conteúdo local e prazos estabelecidos pela política industrial.
Para a indústria, a medida ajuda a evitar o fechamento de fábricas e a perda de empregos, especialmente em um momento de desaceleração nas vendas internas. Especialistas avaliam que a iniciativa pode também reduzir custos de produção, tornando os modelos mais competitivos no mercado.
Por outro lado, há críticas sobre possíveis impactos para fornecedores nacionais de peças, que podem enfrentar concorrência desleal de componentes importados.
A isenção para importação de veículos desmontados é mais um capítulo da tentativa do governo de equilibrar incentivos ao setor automotivo e preservação da produção local. O desafio será garantir que o benefício não enfraqueça a indústria de autopeças brasileira e que resulte, de fato, em mais empregos e preços mais acessíveis para o consumidor.
Eis as empresas autorizadas: Audi; BMW; BYD; Caoa Chery; GAC; GWM; Honda; Hyundai; Jaguar Land Rover; Kia Motors; Mercedes-Benz; Omoda-Jaecoo; Porsche; Renault; Toyota; Volvo....
Trump ameaça Rússia com submarino nuclear
Presidente americano alerta Putin e cobra fim da guerra na Ucrânia
Poupatempo completa 28 anos agilizando a vida dos paulistas
Programa tem 246 unidades fixas e 900 totens espalhados pelo estado
Ubatuba recebe novo reservatório de água potável
Melhoria foi entregue nesta segunda(27); vai atender mais de 25 mil pessoas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.